Fórum estadual da Bahia promoverá debate virtual sobre tragédia ocorrida em 1998 e trabalho infantil

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2020 às 10:30

Foto: A Tarde/UOL arquivo

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente da Bahia (Fetipa) realizará nesta sexta-feira (11) um seminário intitulado “A explosão da fábrica de fogos e o trabalho infantil: a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos”. O evento acontece das 9h às 12h, via plataforma digital Zoom.

Os interessados devem realizar inscrição através de endereço eletrônico. Haverá certificado de participação. A proposta do seminário é promover o diálogo sobre como a tragédia ocorrida no dia 11 de dezembro de 1998, em Santo Antônio de Jesus, revelou as precárias condições de trabalho às quais as vítimas eram expostas. Na ocasião, 64 pessoas morreram na explosão de uma fábrica clandestina de fogos, sendo a maioria delas mulheres e crianças negras.

Neste ano, o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) por graves violações de direitos humanos. Trata-se de uma sentença histórica, que reconhece padrões de discriminação estrutural e interseccional para determinar a responsabilidade do Estado Brasileiro e Baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários