FormaSUS abre novo edital com 208 bolsas de estudo integrais em Pernambuco

0

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgou nesta sexta-feira (2) o edital com a oferta de 208 bolsas de estudo integrais em quatro cursos técnicos na área da saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2020, que destina essas vagas para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas pernambucanas ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O edital está disponível no portal.saude.pe.gov.br, além do formasus.saude.pe.gov.br, ambiente no qual os interessados devem fazer as inscrições, entre 5/10 e 19/10.

As vagas são para os cursos técnicos de enfermagem (187), radiologia (16), análises clínicas (4) e instrumentação cirúrgica (1). Elas estão distribuídas em 43 instituições privadas de ensino de 19 municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Carpina, Limoeiro, Garanhuns, Afogados da Ingazeira, Palmares, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

A classificação do processo, que terá seu resultado preliminar divulgado em 3/11, será feita a partir da média das notas das disciplinas de português e matemática do ensino médio. Para isso, é preciso anexar o certificado de conclusão (Ficha 19) no ato da inscrição. No site do FormaSUS, além do edital, há documento com “Perguntas frequentes” e o manual do candidato. Para sanar outras questões, ainda é possível entrar em contato com a equipe técnica do Programa pelo formasus@saude.pe.gov.br .

“Estamos finalizando as inscrições da seleção de nível superior do FormaSUS neste domingo (4) e já na segunda (5) iniciamos o processo do nível técnico. Juntas, elas totalizam 295 vagas, dando oportunidade para quem deseja ingressar na área da saúde. Entre 2012, ano de início do Programa, e 2019, mais de 1,5 mil pessoas foram beneficiadas com a iniciativa, que possui lei que a regulamenta, o que demonstra sua importância e permanência. Essa é uma ação pioneira do Governo de Pernambuco e que vem formando profissionais qualificados para atuação nos mais diversos serviços de saúde do nosso Estado”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada 10 vagas que uma instituição particular solicita para estágio, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome