Ford anuncia encerramento da produção de veículos no Brasil e Governo da BA se mobiliza para minimizar impacto

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2021 às 20:01

Foto: divulgação

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século. A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e em Horizonte (CE), para jipes da marca Troller. A empresa, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, continuará comercializando produtos no Brasil.

Eles serão importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford disse ainda que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia. Dentre as instalações atuais, será mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.

Em comunicado divulgado para a imprensa, a fabricante diz que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas“.

Em carta a concessionários obtida pela Globo, a montadora afirmou que “desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas” e que a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, “o que não é mais sustentável“. “Essa decisão foi tomada somente após perseguirmos intensamente parcerias e a venda de ativos. Não houve opções viáveis“, concluiu a carta dirigida aos revendedores.

A montadora citou ainda a recente desvalorização das moedas na região, que “aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis”, e mencionou a pandemia e a ociosidade nas linhas de produção, “com redução nas vendas de veículos na América do Sul, especialmente no Brasil“. As informações são do Portal G1.

Governo baiano

O Governo da Bahia lamenta o encerramento da produção nas plantas da Ford e destacou os impactos socioeconômicos consequentes do fechamento da empresa, importante geradora de empregos e renda no Estado. Assim que foi informado, o governador Rui Costa entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a formação de grupo de trabalho para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento.

O governo estadual também entrou em contato com a Embaixada Chinesa para sondar possíveis investidores com interesse em assumir o negócio na Bahia. A decisão da Ford foi informada ao governador Rui Costa durante reunião virtual com representantes da empresa nesta segunda-feira (11).

Ford anuncia encerramento da produção de veículos no Brasil e Governo da BA se mobiliza para minimizar impacto

  1. Defensor da liberdade disse:

    Uruguai ainda dá para entender, mas Argentina? Um país que quer espoliar cada centavo de quem investe? Isso demonstra que o Brasil está para lá do fundo do poço.

    Enquanto não fizerem reformas estruturais profundas, continuaremos a perder grandes empresas para outros países.

    A que ponto chegamos…

  2. Eu disse:

    Quem vai colocar seu dinheiro onde o presidente tá dizendo que o país tá quebrado e não pode fazer nada ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários