Forças de segurança de Pernambuco recebem novo sistema de comunicação

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2021 às 12:30

Foto: Aluisio Moreira

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lançou nesta quarta-feira (3) o novo sistema de comunicação via rádio das Forças de Segurança do Estado. Os 669 novos radiocomunicadores e as 12 torres de transmissão com sistema tetra, foram adquiridos a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com um investimento de R$ 8,1 milhões, o sistema passará a operar a partir de dezembro deste ano em 54 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, sendo gradualmente implantado em todo o território estadual.

Com a digitalização, o sistema deverá ter mais agilidade, integrado ao GPS, tornando possível saber, em tempo real, onde foram utilizados os rádios, os dias, horários e coordenadas geográficas. Além disso, as conversas serão auditáveis e as gravações podem ser recuperadas quando necessário. O Interior foi escolhido para iniciar a implantação por ser, atualmente, a região com mais dificuldades em telecomunicações.

A iniciativa promoverá a integração entre as Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar, permitindo a participação de outros órgãos, como as guardas municipais e o Samu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *