Fogueiras podem danificar asfalto das ruas, alerta Prefeitura de Petrolina

7
(Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Pouca gente sabe, mas as tradicionais fogueiras dos santos juninos podem danificar o asfalto. Por isso, a Prefeitura de Petrolina alerta a população para maneira correta de acender um dos maiores símbolos do período, sem causar prejuízos à pavimentação da cidade.

A explicação para o dano está na composição do asfalto. O fogo reage com o betume, produto derivado do petróleo. O alerta vale a toda população e principalmente, para quem teve a rua pavimentada ou recapeada recentemente, pois o asfalto novo ainda está em processo de ‘cura’ e o dano pode ser ainda maior.

O secretário-executivo de Infraestrutura, Anderson Freire, diz que dá para manter a tradição, mas são necessários alguns cuidados. “É preciso que antes de se montar a fogueira se faça uma base de areia. Essa camada pode ser de um metro de largura e comprimento e com, no mínimo, 10 centímetros altura. Para evitar que se espalhe, o morador pode usar blocos para fazer a contenção do material. O ideal é que a fogueira fique ao centro com, pelo menos, 20 centímetros de distância das laterais. Assim, a população curte o São João e ainda ajuda a manter a cidade cada vez mais forte” explica o gestor.

7 COMENTÁRIOS

  1. Nunca ouvi dizer, ao longo dos meus 45 anos, que alguma rua asfaltada tenha sido danificada por causa de fogueiras acesas em períodos juninos. Agora realmente, nesse asfalto “farofa” que o prefeito tem colocado nas ruas dos bairros periféricos (exemplo das ruas que ele asfaltou aqui no Loteamento Recife), se até o calor do sol está danificando, imagine o calor de uma fogueira. Paciência, né!

  2. Precisamos sermos mais educados e conscientes ! A dica foi simplesmente para preservamos um bem público e comum!

    Infelizmente temos ainda uma cultura brasileira de retrógrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome