Flávio Dino diz que proposta de criação da Guarda Nacional está pronta

por Carlos Britto // 26 de janeiro de 2023 às 08:39

Foto: Valter Campanato/AgBr arquivo

O governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos Estados.

A informação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em entrevista exclusiva a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite dessa quarta-feira (25), em Brasília. Ele disse que a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula.

Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim“, afirmou.

Distrito Federal

O ministro descartou qualquer ideia de federalizar a Segurança Pública do Distrito Federal, que continuará sob o comando do governo local. No entanto, a defesa de áreas sob jurisdição da União – como a Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e residências oficiais, entre outros pontos sensíveis da capital – passaria a ser atribuição da Guarda Nacional.

A ideia é que seja uma corporação civil, mas de caráter ostensivo, com ingresso por meio de concurso próprio. Atualmente, o contingente da Força Nacional é recrutado de forma episódica a partir de agentes que atuam em diferentes polícias do país. “Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir“, argumentou. (Fonte: Agência Brasil)

Flávio Dino diz que proposta de criação da Guarda Nacional está pronta

  1. A PICANHA DO JEGUE CHEGOU disse:

    Só no Brasil mesmo! Uma eleição fraudada, um ladrão, odiado pela maioria, botado na Presidência pelo stf, um ministro de INjustiça acusado em vários processos por corrupção e um bando de imbecis, que grita “MULA LIVRE”, que pega o nosso dinheiro suado e manda para ditaduras comunistas e a maioria das professoras idolatram como fosse exemplo de algo que preste! Um ladrão terrorista!

  2. Cavaleiro sem nome disse:

    Milícia estatal contra o povo igual a Venezuela e Cuba

  3. FUNDEB DO PROFESSOR INDO PRA ARGENTINA disse:

    O modus operandi é o mesmo em toda Ditadura Comunista! E a primeira força a se corromper é a mídia! A segunda, o judiciário!
    E quando o judiciário se corrompe, não há quem possamos recorrer, a não ser à rebelião civil, partindo para a luta armada!
    Como dizia Olavo: Não se vence Terroristas com conversa fiada ou dentro das “quatro linhas”! Só se vence criminosos profissionais com a dureza do fuzil!

  4. Pé no Saco disse:

    Só no Brasil que corrupto pode ser ministro de segurança, imagina como o brasileiro estará seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários