Fiscalização na bacia do São Francisco é documentada em livro

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2014 às 20:30

lançamento livroCom apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf) do Ministério Público do Estado da Bahia lançou nesta quarta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia, o livro “Velho Chico – A Experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia (FPI)”. A publicação traz a memória dos 12 anos de ações do FPI no território baiano da bacia do rio São Francisco. Em mais de 400 páginas, o livro revela, por meio de fotos, gráficos e textos, o trabalho de fiscalização de ações ilegais, conflitos socioambientais, entre outros.

Durante o lançamento do livro foi destacado o apoio do CBHSF, tanto para a realização das fiscalizações preventivas, como para a publicação ser viabilizada. “O livro é um testemunho de uma ação importante, que prova a eficácia da cooperação entre os diversos órgãos que atuam na bacia do São Francisco, seja poder público, instituições privadas e sociedade civil. A FPI é uma quebra de paradigma que rompe com uma lógica do corporativismo e do isolamento de cada um em seus interesses. O Comitê acredita nessa ação de cooperação coletiva e queremos expandir para toda a bacia”, destacou Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. (foto: Ascom CBHSF/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários