Filho de Bolsonaro ameaça fechar STF se candidatura do pai for impugnada; ministra Rosa Weber rebate

29
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/AgBr

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, rebateu hoje (21) as declarações feitas pelo deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de que seriam necessários apenas “um cabo e um soldado” para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF). “No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente e juiz algum que honra a toga se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como inadequada”, disse Rosa Weber.

No vídeo que circulou nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro está em uma sala de aula e diz que “para fechar o STF nem precisa mandar um jipe, basta mandar um cabo e um soldado”.

Questionado sobre o tema, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, disse desconhecer o vídeo com as declarações do filho e afirmou que alguém tirou as falas de contexto.

Credibilidade

A entrevista coletiva convocada pelo TSE para este domingo, em Brasília, serviu como um ato da Justiça e também dos órgãos de segurança e de inteligência para reafirmar a credibilidade e lisura do processo eleitoral no Brasil. Todos os participantes, que representaram o TSE, órgãos de segurança e inteligência do governo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público Eleitoral, defenderam a inviolabilidade das urnas e a impossibilidade de fraude.

Questionados sobre as investigações quanto às denúncias de divulgação em massa por empresas pagas por meio de caixa 2, as autoridades foram protocolares. O processo corre sob sigilo e não foi divulgado prazo para conclusão do inquérito e outros encaminhamentos.

Segundo Elzio Vicente da Silva, delegado da Polícia Federal na área de combate ao crime organizado, o inquérito será concluído “em prazo razoável”, mas “imprevisível”.

O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, disse que, em caso de confirmação de fraude na campanha eleitoral, a entidade poderá questionar o resultado das eleições. “Se tivermos qualquer situação nesta linha vamos submeter ao plenário do Conselho da Ordem que, de forma independente, irá agir”, disse.

Lamachia reiterou que é preciso confiar na “higidez das instituições”. O advogado destacou que as fake news “não fazem bem” à democracia e que o país precisa de equilíbrio e serenidade.

Clima polarizado

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchengoyen, afirmou que esta semana não deve ser vista como “a véspera de um apocalipse”. Para ele, “o Brasil não é um país de radicalismos nem de radicais”.

Etchengoyen também afirmou que, até o momento, o setor de inteligência do governo não identificou “nenhuma operação sistemática de desestabilizar as eleições” e não há indício de ameaças ao pleito do próximo fim de semana.

“A partir da próxima segunda-feira (29), teremos um único presidente da República, que será obrigatoriamente o presidente de todos nós. Se o momento é difícil, o Brasil sempre encontrou a forma, o momento e as convergências para construir a conciliação necessária e a pacificação”, afirmou.

O ministro minimizou o impacto das notícias falsas (fake news) no curso da campanha presidencial.

Existem muitos instrumentos para interferência do processo eleitoral. Fake news talvez seja o menor deles”, destacou. (Fonte: Agência Brasil)

29 COMENTÁRIOS

  1. Declaração feita em Julho numa palestra para concurseiros.A eleição nem tinha começado.Lula esculhamba a justiça todos os dia… já tentou até mandar prender um juiz,mas… ninguém lembra.O STF está mais do que desmoralizado, já que alguns ministros deixam bem claro o lado político de cada um.A maioria não é juiz imparcial.

    • Cada um acredita naquilo que lhe convém, o melhor que a família de Bolsonaro não engana ninguém, votam no desequilibrado, despreparado, mas conscientes daquilo que ocorrerá, pois o candidato nunca foi amante da democracia. O SFT, é um poder da Republica, concordando ou nao, com algumas posiçoes de Ministros, deve ser respeitado, é o guardião da constituição.

      Fica, novamente a pergunta, onde estarão os eleitores do Bolzo daqui a um ano?

      Escondidos e envergonhados, parabéns, vocês não derrotarão apenas o PT, derrotarão o País e a democracia, talvez aprendam na prática, o significado da palavra democracia.

  2. Bozo pai admite que o Bozo filho precisa de internação psiquiátrica.kkkk finalmente saiu algo proveitoso da boca desse ignóbil.Não só o filho,mas a família Bolsonaro toda precisa de internação.

  3. Concordo Marcelo, muito triste ver tantas declarações maléficas do pai, filhos, vice e toda equipe. Infelizmente parece que as pessoas estão regadas de ódio, como a Fabricia granja

  4. Tudo mentira desta quadrilha chamada PT. O fato foi em outra época, em outra situação. Por isso os corruPTos não assinaram o documento contra FAKE NEWS, para poderem distorcer fatos. Mas as mentiras estão acabando. Se Bolsonaro tem defeitos, é mais um ser humano, mas a grande qualidade é não ter roubado o dinheiro dos nordestinos para dar a ditadura estrangeiras.

  5. Declaração tirada do contexto e amplificada pelos que se julgam dono do Brasil. Os brasileiros disseram ontem NÃO AO PT. O Brasil é verde e amarelo. Fora PT. Chega dessa esquerda ‘intelectualizada’ que vive às custas do povo trabalhador. Vamos dobrar a mobilização. Domingo é 17 na urna.

  6. Eu de muito longe contemplo os que falam mal de Bolsonaro. E me pergunto. Por quê os brasileiros são assim ? Não querem mudar esse país? Olha a taxa de desemprego , de violência, país de família mortes em plena luz do dia, professores que são humilhados dentro de sala de aula . Gente! Nós moramos neste país. Eu quero morar em um país melhor. Vocês não! Nossa o problema já ficou no poder por mais de 2 décadas é infelizmente acabaram com tudo! Agora enxergem! Vamos tentar uma mudança vamos nós unir 17

  7. O que o Filho de Bolsonaro falou, nada mais é que uma “Bela” espectativa ao retorno da “Grandiosa” Ditadura Militar. O Povo brasileiro, assim como foram os Fariseus, estão cegos pelo ódio. Bolsonaro, é o Fernando Coolor em pessoa, cujo premio de agradecimento por ser eleito, foi prender o dinheirinho da poupança do povão. Bolsonaro talvez não faça isso, devido a pouca sustentabilidade que há nas poupança… más com certeza, enviará caminhões abarrotados de fenos e capim, para suprir à alimentação de muitos Nordestinos otários.

  8. José Dirceu, uma das mentes por trás do PT, afirmou semanas atrás que é preciso acabar com os poderes do STF. Sabe o que os petistas fizeram em relação a isso? Nada.
    Acorda petista! Ninguém é mais trouxa! A população acordou!

  9. O STF tem que ver que alguns ministros estao rasgando a constituiçao, e tem que reconhecer os erros que vem cometendo ao longo da Lava jato…….Alguns Ministros soltando deliquentes da Lava Jato…..A Lei tem que ser pra todos.. E tem que aver um basta nesse STF….Tem que aver puniçao pra os demais Ministros……Brasil Precisa Mudar essa gente urgente

  10. O PT vai começar a acabar dia 01/01/2019 Parabens Bolsonaro pela coragem de enfrentar todos os mal feitores da Republica…..A Mortadela vai cabar Marcos….Vc deve ser um deliquente do PTralha……Presidente da Republica 2019.. Jair Mesias Bolsonaro.

  11. Os Petistas estao no desespero…..A Mortadela vai acabar de 01/01/2019…….As contas vai comecar a chegar Marcos apartir de 01/01 e muitos PTralha vao ter que trabalahar agora de vdd ou mudar pra Venezuela…..kkkkkkk

  12. AiAiAi Esta chegando a hora o dia ja vai raindo meu bem e PT vai ter que ir embora….A Hora esta chegando BRASIL…..O PTralha vai pra Venezuela de uma vez……….Avante Bolsonaro na Vitoria 2019

  13. Não sei quem ainda dá ouvidos à essa família Bolsonaro. São um bando de parasitas estatais que não sabem fazer nada de útil na vida. Olhem para os projetos defendidos por eles, não tem relevância alguma para o progresso do povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome