O ‘#OcupaCenaEstudante – Festival Estudantil’, que começou com oficinas de teatro para estudantes, agora terá as apresentações ao público, a partir desta semana, dos resultados e processos realizados durante o projeto, além de cenas convidadas de escolas que já desenvolvem aulas regulares de teatro. As exibições voltadas às comunidades escolares começaram nesta quarta-feira (16), na Escola Estadual Eduardo Coelho, e seguirão no dia 22 de setembro, na Escola Professor Simão Amorim Durando. Já nesta quinta (17) e sexta-feira (18), o público geral poderá assistir à mostra cênica no Sesc Petrolina, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita.
Realizado no município petrolinense, o #OcupaCenaEstudante é uma oportunidade para quem quer conhecer melhor o teatro, experimentar diferentes formas de expressão e descobrir novas possibilidades de criação. Ao longo de uma semana, estudantes a partir dos 14 anos de idade vivenciaram oficinas de teatro, onde aprenderam técnicas e puderam criar cenas sobre temáticas escolhidas em coletivo.
O evento também é um espaço de encontro entre gerações, possibilitando a colaboração entre artistas experientes e iniciantes, assim como de estudantes e pessoas que já estão em processo de aprendizagem sobre as artes cênicas.
Além das escolas Eduardo Coelho e Professor Simão, também participaram alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, das escolas juazeirenses SESI João Gilberto e Paulo VI, entre outras instituições educacionais da região. Para a atriz e idealizadora do projeto, Raphaela de Paula, a proposta do Festival é aproximar os jovens do teatro e incentivar novos caminhos por meio da arte. “Este festival nasce da lembrança do quão importante foram os festivais estudantis na nossa história. Éramos estudantes, e foi ali que muitos de nós entraram no universo do teatro. Hoje, promover o #OcupaCenaEstudante é ter a alegria de plantar a sementinha do teatro para uma nova geração“, destaca.
Trup Errante
Junto às apresentações dos próprios estudantes, as sessões da mostra no Sesc Petrolina contarão com a exibição de cenas produzidas pelo grupo teatral Trup Errante, como ‘Um teto cheio de furos’, estrelada por Raphaela de Paula, e ‘Luzia’, protagonizada por Rafa Moraes.
O #OcupaCenaEstudante também faz parte das ações que celebram os 20 anos da Trup Errante, grupo que iniciou sua trajetória em Petrolina em 2006. A realização do festival conta com financiamento do edital Funcultura – 2023/2024.
Programação
17 de setembro – 19h
Local: Sesc Petrolina
Escola Estadual Eduardo Coelho | Profª Fernanda Luz
Escola Sesi João Gilberto | Profº Joedson Silva
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora | Profª Raphaela de Paula
Cena/Conto: Luzia (Trup Errante)
18 de setembro – 19h
Local: Sesc Petrolina
Escola Estadual Professor Simão Durando | Profª Brisa Rodrigues
Resultado da oficina para estudantes | Profª Rafa Moraes
Escola Paulo VI | Profº José Lírio Costa
Cena/Conto: Um teto cheio de furos (Trup Errante)
22 de setembro – 14h
Apresentação dos resultados da Oficina de Iniciação Teatral
Local: Escola Estadual Professor Simão Durando


