Fernando Bezerra Coelho cobra do Governo Federal celeridade nas obras da transposição

por Carlos Britto // 20 de março de 2015 às 06:20

FBC FernandoNo mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo (22), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) aproveitou o espaço na tribuna esta semana para tratar sobre a falta de investimentos em obras hídricas estratégicas. Segundo ele, é preciso que o governo abra mão de uma nova etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para tomar como prioridade as obras do PAC 1 e 2 que ainda estão pendentes de conclusão.

Entre essas obras, está a transposição do Rio São Francisco. Além de cobrar mais celeridade, o senador chamou a atenção do Governo Federal para as obras complementares ao projeto, como os ramais do Agreste e de Entremontes, em Pernambuco, que ainda aguardam o lançamento de editais.

“Na minha região, por exemplo, as obras da transposição do Rio São Francisco precisam ser aceleradas. Trata-se de um dos maiores projetos de integração de bacias hidrográficas do mundo. Aproveito para, mais uma vez, solicitar do Governo Federal a adoção de medidas para agilizar os procedimentos necessários aos lançamentos dos editais e contratação das obras dos ramais do Agreste e de Entremontes, em Pernambuco”, disse.

A proposta da transposição é garantir a segurança hídrica a 12 milhões de habitantes, em 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com extensão de 477 km organizados em dois Eixos de transferência de água – Norte e Leste. Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o empreendimento apresenta 73% de execução física, sendo certo que o Eixo Leste conta com 71% de execução e o Eixo Norte com 74%.

Sem improvisos

Ainda em seu discurso, o parlamentar defendeu mais recursos para construção de barragens no Agreste, na Zona da Mata Norte, novas adutoras, sistemas de abastecimento na zona rural e o Canal do Sertão Pernambucano.

Fernando cobrou ainda a contratação de projetos estratégicos que garantam a segurança hídrica do país, sem improvisos. “Solicito ao Governo Federal que sejam destinados recursos da ordem de R$ 2 bilhões para a contratação de projetos estratégicos de reservação e adução de água para fazer frente às necessidades do país, de sorte que possamos ter uma carteira nacional de projetos, evitando os improvisos atualmente existentes”, ressaltou.

Fernando Bezerra Coelho cobra do Governo Federal celeridade nas obras da transposição

  1. Osvaldo disse:

    o Senador FBC cobra do governo. O Senador FBC deveria ter criticado o antigo Ministro FBC que foi responsavel pela transposição e sempre disse que estava tudo como previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários