FBC comemora entrega dos últimos lotes do Pontal Sul                  

por Carlos Britto // 23 de maio de 2022 às 10:31

O senador Fernando Bezerra Coelho comemorou a entrega dos últimos lotes destinados à agricultura irrigada, para concluir a implantação da área sul do projeto de irrigação Pontal, em Petrolina. No total, o Pontal Sul soma 3,5 mil hectares, que reúnem 299 terrenos para agricultores familiares, além de outros 37 terrenos destinados a empresas.

Para o senador, os investimentos articulados durante o seu mandato contribuíram para transformar a agricultura irrigada em política pública de inclusão, geração de renda e promoção da qualidade de vida dos sertanejos.

“Fui eleito Senador das Águas, e é uma grande alegria realizar o sonho de levar água, emprego e produção para milhares de pessoas. Petrolina foi transformada pela irrigação, e o Projeto Pontal representa um novo salto de desenvolvimento para toda a região”, declarou o senador.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), R$ 380 milhões foram investidos pelo governo federal no Pontal Sul desde a sua implantação até a conclusão das obras. A área possui três estações de bombeamento, sendo uma de captação e duas elevatórias, 63 quilômetros de canais de irrigação, além de 67 quilômetros de estradas pavimentadas e 34 quilômetros de estradas vicinais.

No total, o Projeto Pontal soma 7,7 mil hectares de área destinados à agricultura com as águas do Rio São Francisco em Petrolina e tem potencial para gerar mais de 20 mil empregos. A Codevasf trabalha agora para realizar as obras do Pontal Norte, que possui 4,1 mil hectares.

Localizada no Vale do São Francisco, Petrolina é referência em fruticultura irrigada. A região é responsável por 99% da manga e 95% da uva exportadas pelo Brasil. Somente em 2021, o setor faturou R$ 2,5 bilhões e empregou um total de 150 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…