FBC comemora entrega dos últimos lotes do Pontal Sul                  

por Carlos Britto // 23 de maio de 2022 às 10:31

O senador Fernando Bezerra Coelho comemorou a entrega dos últimos lotes destinados à agricultura irrigada, para concluir a implantação da área sul do projeto de irrigação Pontal, em Petrolina. No total, o Pontal Sul soma 3,5 mil hectares, que reúnem 299 terrenos para agricultores familiares, além de outros 37 terrenos destinados a empresas.

Para o senador, os investimentos articulados durante o seu mandato contribuíram para transformar a agricultura irrigada em política pública de inclusão, geração de renda e promoção da qualidade de vida dos sertanejos.

“Fui eleito Senador das Águas, e é uma grande alegria realizar o sonho de levar água, emprego e produção para milhares de pessoas. Petrolina foi transformada pela irrigação, e o Projeto Pontal representa um novo salto de desenvolvimento para toda a região”, declarou o senador.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), R$ 380 milhões foram investidos pelo governo federal no Pontal Sul desde a sua implantação até a conclusão das obras. A área possui três estações de bombeamento, sendo uma de captação e duas elevatórias, 63 quilômetros de canais de irrigação, além de 67 quilômetros de estradas pavimentadas e 34 quilômetros de estradas vicinais.

No total, o Projeto Pontal soma 7,7 mil hectares de área destinados à agricultura com as águas do Rio São Francisco em Petrolina e tem potencial para gerar mais de 20 mil empregos. A Codevasf trabalha agora para realizar as obras do Pontal Norte, que possui 4,1 mil hectares.

Localizada no Vale do São Francisco, Petrolina é referência em fruticultura irrigada. A região é responsável por 99% da manga e 95% da uva exportadas pelo Brasil. Somente em 2021, o setor faturou R$ 2,5 bilhões e empregou um total de 150 mil pessoas.

FBC comemora entrega dos últimos lotes do Pontal Sul                  

  1. iagu disse:

    Parabéns pela iniciativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.