A pouco mais de dois meses para fim do recadastramento biométrico, quase 70 mil eleitores de Juazeiro ainda não procuraram cartório

por Carlos Britto // 20 de novembro de 2017 às 18:00

A pouco mais de dois meses para o término do prazo do recadastramento biométrico, o número de eleitores que ainda não se submeteram ao procedimento em Juazeiro segue abaixo do esperado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os dados apontam que apenas 55,13% dos eleitores fizeram a biometria. A cidade tem 149.833 mil eleitores; isso significa que quase 70 mil cidadãos ainda podem ter seus títulos cancelados, caso não realizem o procedimento.

Quem ainda não fez o recadastramento biométrico precisa se dirigir ao Fórum Eleitoral, localizado na Rua dos Bandeirantes, s/nº, Bairro João XXIII, ou ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado no Juá Garden Shopping.

O atendimento no Fórum Eleitoral é feito por ordem de chegada (distribuição de senhas). Por dia são atendidos, em média, 750 eleitores, mas o local tem capacidade para atender ainda mais. O funcionamento do fórum é de segunda a sexta, das 7h às 18h. Já no SAC o atendimento pode ser agendado através do site do órgão.

Prazo

Apesar do prazo para a realização do serviço ser até 31 de janeiro de 2018, o TRE-BA alerta para que os eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios eleitorais até o próximo dia 19 de dezembro, quando o Judiciário entrará em recesso (Lei 5.010, de 30 de maio de 1966). Aqueles que não atenderem ao chamado terão seus títulos cancelados.

Atestado

Vale lembrar que o eleitor que precisar se ausentar do serviço para realizar o recadastramento biométrico não poderá ter descontado seu salário. É o que garante o TRE-BA. O órgão esclarece também que, ao cidadão que for aos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral para realização do procedimento, será fornecido atestado de comparecimento.

O eleitor que não fizer a biometria poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros transtornos. Para realizar o atendimento, o cidadão precisa apresentar um documento original com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses). Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (74) 3611-5505 ou (74) 3611-5219.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários