Pacientes que dependem da Casa de Apoio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Juazeiro (BA) na capital, Salvador, denunciaram a falta de estrutura do local. Diariamente, cerca de 80 pacientes, entre internos e transitórios, utilizam a unidade. No entanto, segundo um dos usuários, a principal dificuldade enfrentada é a falta de gás de cozinha, impossibilitando a preparação das refeições, além da ausência de água para o banho.
“Ninguém merece ir para Juazeiro sem tomar um banho. E a gente vai com fome, porque não tem gás para fazer a janta. No local, há três botijões de gás, mas, segundo pacientes, nenhum está cheio”, desabafou uma usuária do serviço.
A Casa de Apoio é essencial para pacientes e acompanhantes que precisam dar continuidade aos seus tratamentos em Salvador. Diante da situação, usuários cobram providências urgentes para que as condições de acolhimento sejam dignas e adequadas. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, que informou o fornecimento de gás na Casa de Apoio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em Salvador segue sendo ofertado de forma regular.
No que se refere ao fornecimento de água, a Sesau esclarece que a casa possui caixas d’água para armazenamento, contudo, o abastecimento da rede pública não tem sido suficiente para suprir a demanda nos períodos de maior ocupação. O aumento significativo no número de usuários tem gerado um consumo acima da capacidade de reposição da rede, ocasionando momentos de escassez.
Diante disso, a Sesau já solicitou ao proprietário da casa que adote medidas complementares para garantir o abastecimento integral de água, especialmente em períodos de maior fluxo de usuários. A secretaria segue acompanhando a situação e reforça seu compromisso com o bem-estar dos pacientes e acompanhantes que utilizam o serviço.