Ex-servidores dizem ter auxílio emergencial negado devido a vínculos empregatícios com a Prefeitura de Petrolina; mas gestão esclarece

por Carlos Britto // 05 de junho de 2020 às 11:01

Foto: Ascom PMP/divulgação

Ex-servidores da Prefeitura de Petrolina entraram em contato com o Blog relatando preocupação depois que tiveram o auxílio emergencial do governo federal negado. O motivo, segundo eles, é que após análise, a Caixa Econômica Federal teria identificado que eles ainda possuem vínculos empregatícios com a prefeitura, mesmo estando desempregados.

O problema estaria impedindo que diversas pessoas, mesmo desempregadas e enfrentando dificuldades, tivessem acesso ao socorro financeiro do governo federal. Diante das reclamações, o Blog entrou em contato com a prefeitura que esclareceu sobre o problema.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Petrolina, todo o entrave estaria sendo provocado pelo sistema do governo que processa a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Em nota, a prefeitura esclareceu que a gestão municipal não tem gerência sobre a Rais que é vinculada ao Ministério da Economia .

A pasta também explicou que a prefeitura fez o desligamento dos ex-funcionários devidamente dentro do prazo como deveria ser feito, mas infelizmente, este problema não foi resolvido pelo Governo Federal. A gestão disse ainda que “compreende a situação destes ex-funcionários tanto que já emitiu ofícios à Rais fazendo cobranças para que eles agilizem este desligamento. Contudo, ainda não houve retorno positivo.”

Ex-servidores dizem ter auxílio emergencial negado devido a vínculos empregatícios com a Prefeitura de Petrolina; mas gestão esclarece

  1. Fulano disse:

    Acho q a prefeitura tem haver com esse problema, eu tbm não recebi pois tenho 3 contratos em aberto com a prefeitura desde de 2013

  2. Patricio Emerson disse:

    Sr. Patricio,

    As declarações RAIS recebidas neste exercício de 2020, referente a declarações do ano-base 2019 ou de anos anteriores, conforme cronograma definido pela Secretaria do Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, somente serão enviadas aos bancos a partir do dia 09 de junho. Após esta data, poderá ser utilizada a “consulta trabalhador”, disponível no site RAIS (www.rais.gov.br), para verificação.

    1. Patricio Emerson disse:

      Prezado Sr. Patricio,

      As declarações RAIS recebidas neste exercício de 2020, referentes a declarações do ano-base 2019 ou de anos anteriores, conforme cronograma definido pela Secretaria do Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, em breve estarão com os dados disponibilizados na opção Consulta Trabalhador da Página da RAIS.
      A equipe de atendimento RAIS, do Serpro, não tem atuação sobre o sistema do auxílio emergencial.
      Por favor, acesse o site do Governo: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-auxilio-emergencial-de-r-600-covid-19 e registre sua dúvida ou reclamação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários