Ex-prefeito de Garanhuns, Ivo Amaral morre aos 88 anos

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2022 às 13:00

Foto: Reprodução

Faleceu na madrugada de hoje (17), no Recife, o ex-prefeito de Garanhuns (Agreste) Ivo Tinô do Amaral, aos 88 anos, em decorrência de insuficiência respiratória. Ivo Amaral nasceu no sítio Salobro, em Lajedo, e ainda jovem mudou-se para estudar em Garanhuns. Naquele município, construiu sua carreira política. Foi duas vezes prefeito e duas vezes deputado estadual, sendo constituinte estadual, também atuou como vereador e vice prefeito. 

Suas gestões foram marcadas por grandes obras, como a implantação de revestimento asfáltico, calçamentos e esgotamento sanitário de inúmeras ruas, avenidas e arborização, iluminação e embelezamento da cidade, tendo sido construído o símbolo da cidade, o relógio de flores, em sua primeira gestão como prefeito (1976 a 1982). Em seu segundo mandato (1988 a 1992) foi criado o maior festival multicultural do Estado, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que realizou sua 30ª edição esse ano. 

Ivo recebeu inúmeras comendas, títulos de cidadão pelo agreste meridional e o reconhecimento de diversas instituições, além das medalhas do Pacificador e Ordem do mérito militar, outorgadas pelo presidente da República. Era considerado a memória viva do município e ainda participava ativamente dos movimentos políticos de Garanhuns, sendo admirado e respeitado por pessoas de todas as matizes políticas do Estado. Ele morava em Garanhuns e era sócio da primeira FM do Interior, a Rádio 7 Colinas. Ivo deixa esposa, 8 filhos, 13 netos e 3 bisnetos.

O velório será em Garanhuns, na tarde de hoje, na Câmara Municipal. O sepultamento acontece amanhã, às 11h. (Fonte: Magno Martins)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.