Evento em Petrolina reunirá representantes indígenas, quilombolas e movimentos sociais em defesa da Reforma Agrária

por Carlos Britto // 22 de abril de 2015 às 21:10

jornada em defesa da reforma agráriaO campus Petrolina do IF Sertão-PE promoverá, de 27 a 30 de abril, o 1° Encontro de Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Semiárido sanfranciscao, que envolverá representantes indígenas, quilombolas e camponeses. No mesmo evento acontecerá a 1ª Jornada em Defesa da Reforma Agrária.

Esta programada uma série de atividades com o objetivo de fomentar as discussões e reflexões acerca das temáticas étnico-raciais e socioambientais no Vale do São Francisco. O evento contará com a participação de professores e pesquisadores de várias instituições de ensino, além de representantes indígenas, quilombolas, camponeses e de movimentos sociais.

A programação é aberta à comunidade em geral e começa na noite do dia 27, com uma conferência sobre a ‘Experiência da Educação Indígena, Quilombola e Camponesa no Sertão Semiárido São Francisco’. Já no dia 28, começam as mesas temáticas com os seguintes temas: História Ambiental, Reforma Agrária e Recursos Naturais do Semiárido, que se estendem até o final da programação.

Os participantes ainda terão acesso a rodas de conversas sobre ‘Movimento Negro’ e ‘Educação Escolar Indígena e Quilombola’, além de grupos de trabalhos, minicursos, mostra de audiovisual, oficinas, atrações culturais. Aos interessados em participar das atividades, o credenciamento será realizado na abertura do evento.

A iniciativa é uma realização da Comissão do Projeto Cultura Afro e Indígena do campus Petrolina do IF Sertão-PE, do Grupo de Pesquisa e Estudo de Cultura, Memória e Educação na Sociedade Sertaneja (Grupec) Sertão e do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Política e Sociedade. A programação completa pode ser conferida acessando aqui. (foto: Assessoria/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários