Evento do Sebrae em Petrolina reúne empresários e servidores públicos de 12 municípios sertanejos

0

palestra sebrae petrolinaA maioria dos pequenos negócios deixa de vender para a administração pública por desconhecer as regras e o processo de compras governamentais. Foi pensando em modificar esta realidade nos sertões do Araripe, Central e do São Francisco que o Sebrae-PE reuniu nesta segunda-feira (28), em Petrolina, empresários e servidores públicos de 12 municípios durante o ‘Fomenta Sertão’.

Iniciativa do conjunto de ações do Movimento ‘Compre do Pequeno Negócio’ – projeto do Sebrae Nacional que estimula a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos pelas micro e pequenas empresas -, o Fomenta Sertão mobilizou um  público bastante participativo com uma série de painéis, oficinas e rodadas de negócios.

O encontro foi aberto pelo gerente da Unidade de Negócios Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, que lembrou a importância dos pequenos negócios para a geração de empregos e fortalecimento da economia. “Somente para se ter uma ideia,  só o Governo de Pernambuco comprou de micro e pequenas empresas em 2013 (último levantamento) cerca de R$ 400 milhões. Esperamos ampliar esse volume com o Fomenta Sertão, que além de ensinar o passo a passo para ter sucesso na contratação pública, está realizando uma rodada de negócios inédita na região“, adiantou Sebastião Amorim.

sebrae petrolinaLogo no início da apresentação dos painéis, o público pôde conferir as oportunidades e benefícios para os pequenos negócios nas compras públicas, tema apresentado pelo doutor em Direito Administrativo e procurador do Estado do Paraná José Anacleto Abduch. Depois foi a vez do auditor da CGU (Controladoria Geral da União), Abelardo Lopes, que ao falar da Lei Anticorrupção (Lei 12.846) e sua repercussão nas empresas, surpreendeu a todos quando revelou que a corrupção no Brasil desvia recursos públicos na ordem de 1 a 4% do PIB nacional.

A agricultura familiar também foi contemplada com a palestra da consultora do Sebrae-PE, Edy Gleide Soares, que detalhou o processo de aquisição de alimentos para a merenda escolar, dando dicas importantes sobre o cadastramento e a comercialização dos gêneros alimentícios produzidos pelos agricultores familiares com as prefeituras e governo estadual.

Rodada de Negócios

Durante a tarde, além das oficinas sobre Como participar de uma licitação e Análise de Interpretação de Editais de Licitação, a rodada de negócios do Fomenta Sertão colocou, frente à frente, oito empresas âncoras e 79 empresas flutuantes (MPEs). O encontro de oportunidades reuniu representantes das Prefeituras de Petrolina, Lagoa Grande e Cabrobó, além de instituições como Sesc, Facape, Senai e Univasf. O Fomenta Sertão contou com as parcerias da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e prefeitura. (fonte/foto: CLAS Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome