Estudantes petrolinenses aprendem de cedo sobre preservação do Velho Chico

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2021 às 19:12

Foto: Ascom PMP/divulgação

Os 520 anos de descobrimento do Rio São Francisco serão comemorados nesta segunda-feira (4), mas em Petrolina a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) se antecipou à data por meio do projeto pedagógico ‘Um Rio de Histórias’. A atividade leva ações educativas para Escolas da rede municipal, com foco na história, importância e necessidade de preservação do Velho Chico – fundamental para o desenvolvimento do município e de mais outros 500 banhados por ele.

A programação teve início na última sexta-feira (1), com uma aula de campo às margens do Velho Chico para 34 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Terezinha, que contou com a presença da secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto, e da coordenadora de Projetos, Laurismar Paulino.

Durante a ação, conduzida pela Gestora Izolda Freitas, os alunos puderam aprender sobre a importância do rio para a vida humana, fauna, flora, cultura e economia local, além de ouvir as diversas histórias relacionadas a um dos grandes patrimônios do país. Na ocasião, os estudantes – protegidos com máscaras e luvas – também coletaram resíduos sólidos, em sua maioria sacolas plásticas, copos descartáveis, tampinhas e latas de refrigerante, que são extremamente danosos ao meio ambiente, ocasionando a morte de espécies aquáticas por sufocamento e intoxicação, podendo ferir turistas e poluir a paisagem.

Hoje tivemos uma aula de campo sobre educação ambiental, levamos nossos alunos pra conhecer a beleza do Rio São Francisco, fizemos um passeio de barco com eles, de Petrolina (PE) a Juazeiro (BA), falamos sobre toda riqueza que o nosso Velho Chico tem e também sobre a poluição que é causada por parte da população. Conseguimos na prática mostrar que quem polui o rio são os seres humanos, e que esse ato traz muitos danos para nossa natureza. Os alunos ficaram bastante motivados com a aula e conscientes sobre os benefícios de preservar o Rio São Francisco”,  explicou Izolda.

Conscientização

Consciente do seu papel de cidadã desde cedo, a estudante Gabriela Gomes, destaca que é obrigação de cada pessoa preservar o rio e suas margens, não deixando o lixo chegar as águas do Velho Chico. “Cuidar do rio é bom para todos nós, para os animais e para toda a natureza. Cada pessoa tem que fazer sua parte e preservar o nosso patrimônio”, opinou. As ações pedagógicas do projeto ‘Um Rio de Histórias’ seguem até amanhã com a culminância em todas as Escolas da Rede Municipal, com palestras, debates, músicas, exibição de vídeos, trabalhos de artes plásticas e apresentações culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários