Estudantes de escola estadual em Afrânio já esperavam desempenho fraco no Enem

por Carlos Britto // 13 de setembro de 2011 às 17:59

Escola Antonio Cavalcanti Filho: Interditada, apesar do muro reformado

A Escola Estadual Antonio Cavalcante Filho, em Afrânio (PE) obteve um saldo negativo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas 15% dos alunos participaram. Segundo os estudantes, esse resultado já era esperado, pois não vêem motivos para acreditar na qualidade do ensino oferecido pela escola.

No início deste ano os alunos denunciaram várias vezes as péssimas condições das escolas da rede estadual em Afrânio, alem dos gestores que são apadrinhados de políticos, escola funcionado em casas alugadas, salas que parecem “fornos” e esburacadas, muro que foi reformado, além de escola que continua interditada, laboratórios que não funcionam, má iluminação, lama no período de chuva, professores e gestores que confundem autoridade com autoritarismo.

Nem mesmo a ação deputado estadual Adalberto Cavalcante, que inclusive faz parte da comissão de educação do estado, foi suficiente para mudar a situação. Por ocasião de uma conversa de Adalberto com o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes, ficou prometido que as obras de recuperação da escola Antonio Cavalcante Filho iriam se iniciar depois do Carnaval, e até agora nada. Mais recentemente o prefeito Carlos Cavalcante, cobrou o andamento da obra de reforma da escola, já que o muro foi reformado.

Segundo os estudantes, esta situação se reflete no acesso ao ensino superior Para se ter uma idéia das mais de 250 vagas em cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) oferecidas nos campi de Afrânio, apenas 10 % foram ocupadas por alunos oriundos de escolas da rede de estadual do município. No curso de Ciências da Computação, dos 53 alunos apenas 11 são de Afrânio, dois de Petrolina e um número esmagador de 40 alunos de Dormentes, que fica a 32 km de Afrânio. Dormentes, por sinal, alcançou recentemente o título de melhor educação básica do sertão do São Francisco, ficando acima da média nacional.

Diante desse quadro, os estudantes de Afrânio perguntam: Até quando terão de suportar isso?

Estudantes de escola estadual em Afrânio já esperavam desempenho fraco no Enem

  1. Boris disse:

    Como diria o Boris Casoy “isso é uma vergonha”. Grande trabalho o governandor está fazendo hein?

  2. CADÊ OS BONS???? disse:

    O DEPUTADO E O PREFEITO SÃO FARINHA DO MESMO SACO.
    A UNICA COISA QUE ELES SABEM FAZER E DESFILES E EVENTOS COM PREMIAÇÃO PARA ENGANAR O POVO.

  3. O POVO FALA disse:

    SERA QUE GERALDO SILVA IRÁ LER ESTA MATERIA EM SEU PROGRAMA, EU DUVIDO QUE OCORRA, E SE OCORRER ELE NÃO VAI LER A PARTE QUE TOCA NO NOME DO DEPUTADO….
    QUEM APOSTA AI???

  4. PARENTE DE ALUNO disse:

    Com certeza, já era de se esperar o resultado dos alunos na participação do ENEM dessa Escola, pois, existe professores que realmente estão confundindo autoridade com autoritarismo, como é o caso de uma professora por nome de JOSIMEIRE, que anda subestimando a capacidade dos alunos, fazendo mangação das apresentações dos mesmos e rasgando trabalhos na frente dos donos, que passaram horas para realizar os mesmos. Essa professora está precisando se atualizar e aprender a trabalhar com gente. Gente do qual a mesma precisa para sobreviver. Estou de olho bem aberto e sou conhecedora dos direitos dos educandos.

  5. ze ruela disse:

    a culpa é dos professores que faz de conta que ensina ou dos alunos q

  6. maroto disse:

    a culpa é dos professores que faz de conta que ensina, ou dos alunos que não querem nada com a hora do Brasil e querem culpar os professores que ensinam e eles é que não querem nada, a não ser amar e querer bem. E depois diz que o mundo é ruim. Agora culpar a infra estrutura é que não dá., pois quando a pessoa quer estudar ele faz isso até embaixo de um umbuzeiro.

    1. maria das graças disse:

      Este tempo de estudar em baixo de umbuzeiro já passou… hoje a educação tem fundo de financiamento próprio pra ter estrutura, pagar salário de professor, e uma série de demandas que a escola precisa… Depois do leite derramado não adianta chorar… A sociedade tem é que fiscalizar a aplicação dos recursos… os pais têm que fazer parte da vida dos filhos na escola, acompanhar… não adianta culpar professores e políticos, precisamos entender bem o nosso dever de cidadão… Sem contar que Eduardo teve mais de 70% dos votos no estado, ou seja, o governador tem sua responsabilidade nisso, mas nós, cidadão também temos…. damos muito cartaz pra político e não fazemos nossa parte!

  7. jose celson disse:

    não da para acreditar na bondade desse politicos que faz todo assitencialismo. compra a cabeça do eleitor no dia da eleição e no que é de reponsabilidade do politico. items com EDUCAÇÃO,SAUDE E SEGURANÇA. Fica a Deus dará. que pais é esse.!!.

  8. É o mínimo que poderia acontecer disse:

    Isso é conseqüencia devido a população aceitar esse sistema político de Afrânio que é um lixo, onde os políticos dessa cidade querem fazer o povo refém deles e acabam aceitando por medo.

  9. O POVO FALA/ A MATERIA TA BOMBANDO AKI E AFRANIO disse:

    MINHA PROVOCAÇÃO AO LOCUTOR FEZ EFEITO, E PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA ELE ELEU UMA MATERIA QUE COLOCA EM DISCURSSÃO A TAL CAPACIDADE DE ADALBERTO.
    NÃO SE FALA EM OUTRA COISA AKI EM AFRANIO, A TODO INSTANTE TEM GENTE PASSANDO EM FRENTE AS ESCOLAS TIRANDO FOTO E PROPAGANDO PELA INTERNET E VEM AI UMA SERIE DE VIDEOS NO YOUTUBE MOSTRANDO A SITUAÇÃO DAS DUAS ESCOLAS DO ESTADO EM AFRANIO EM RELAÇÃO A INFRAESTRUTURA E TAMBEM UM FLAGRANTE DE UMA DIRETORA AGREDINDO MORALMENTE UM ALUNO.
    OS VIDEOS TAMBEM SERAM ENTREGUES AO MINISTERIO PUBLICO

  10. ALÔ TV GRANDE RIO VEM PASSEAR EM AFRÂNIO disse:

    NOS QUEREMOS O QUADRO GRANDE RIO COMUNIDADE EM AFRANIO, JA ESTA NA HORA DA TV DIVULGAR ESTE DESCASO

  11. Professora disse:

    Que a participação no ENEM do alunos da referida escola foi ínfima isso não se pode negar.No entanto, é preciso que se trate com respeito essa pequena parcela que participou e que obteve bons resultados, 516, 07 na média geral, ou seja esses alunos ficaram acima da média nacional que é de 511,21. Mas isso ninguém mostra.

    Prefere-se fazer afirmações reducionistas e pouco fundamentadas para denegrir a imagem da escola (e dos professores) Antônio Cavalcanti Filho.

    Também é certo que nós não temos a melhor infraestrutura, nem os melhores recursos pedagógicos, mas temos uma equipe que busca desenvolver um ensino de qualidade. Julgar a maioria por fatos isolados é reduzir, é cometer injustiça, é deixar de reconhecer o valor do trabalho de profissionais que dão tudo de si para formar cidadãos melhores.

    Falta em Afrânio, não apenas nos alunos das escolas da rede estadual, uma cultura de estudo. Falta incentivo, falta educação de base, falta uma educação que comece em casa.

    Enquanto não se valorizar seriamente a educação em nível nacional a nossa educação será sempre uma vergonha. Um exemplo claro, e bem fundamentado disso é que das 100 melhores escolas no ENEM, apenas 13 são públicas. Agora tentem descobrir o porquê e verão que o caos na educação não é um fato isolado, o Brasil inteiro clama por melhores condições, o Brasil inteiro clama pela VALORIZAÇÃO da educação.

    Ao invés de matérias recheadas de conteúdos tendencioso e “partidarista”, precisamos de pessoas que se preocupem, de fato com a situação caótica que vive a educação no país e não somente em Afrânio.

    1. revoluçao disse:

      professora vc e mais uma vitima da educaçao. nao vamos qerer defender a b ou c pois o seu partido e a educaçao verdade seja dita.

      1. revoluçao disse:

        sou professor assim como vc e sabemos que existem gestores e esclolas que funciona como regimes de ditaduras. apadrinhados por politicos, e professores que só enrolam principalmente quando efetivos, e uma grande maioria de alunos que nao querem p de nada com a vida essa é a realidade.mais nao podemos nos acovarda com certas situaçoes e agir com profissionalismo .

  12. Pessoa que pensa... disse:

    “Nem mesmo a ação deputado estadual Adalberto Cavalcante, que inclusive faz parte da comissão de educação do estado, foi suficiente para mudar a situação.”

    Que situação? Adalberto é governador do Estado? É Presidente da República?

    Parem de ficar usando o nome do deputado de maneira mal fundamentada e vão estudar as verdadeiras causas desse estardalhaço educacional, que não depende (diretamente) nem dele, nem daqueles que fazem a escola, mas de uma política que valorize a educação em nível nacional.

    Afrânio é apenas um resquício da situação do caos educacional que imperam em nosso país…

  13. Professora disse:

    Por que vocês não publicam os comentários realmente sérios?

    Não é todo mundo que tem o direito de usar bons argumentos? Ou são aceitos apenas esses comentários provocativos e pouco construtivos?

  14. 14 de setembro disse:

    O que o 13 de setembro falou é a mais pura verdade! Não adianta ficar ofendido. Todo mundo fica só brincando que faz alguma coisa, professor brinca de ensinar e o aluno de estudar, mas na realidade eles só pensam em festas, malandragens e os pais que os deixam a vontade. Ninguém quer rever essa situação, ninguém quer mudar nada, então a melhor situação é por a culpa nos políticos (também são culpados, mas quem os coloca lá são os professores, os alunos e os pais em troca de alguma coisa), na infraestrutura, mas quando se quer estudar, nada impede. Como disse o comentário acima, até debaixo de um umbuzeiro.

  15. AFRANIENSE disse:

    É lamentável!

  16. Professora disse:

    Que a participação no ENEM dos alunos da referida escola foi ínfima isso não se pode negar.No entanto, é preciso que se trate com respeito essa pequena parcela que participou e que obteve bons resultados, 516, 07 na média geral, ou seja esses alunos ficaram acima da média nacional que é de 511,21. Mas isso ninguém mostra.
    Prefere-se fazer afirmações reducionistas e pouco fundamentadas para denegrir a imagem da escola (e dos professores) Antônio Cavalcanti Filho.
    Também é certo que nós não temos a melhor infraestrutura, nem os melhores recursos pedagógicos, mas temos uma equipe que busca desenvolver um ensino de qualidade. Julgar a maioria por fatos isolados é reduzir, é cometer injustiça, é deixar de reconhecer o valor do trabalho de profissionais que dão tudo de si para formar cidadãos melhores.
    Falta em Afrânio, não apenas nos alunos das escolas da rede estadual, uma cultura de estudo. Falta incentivo, falta educação de base, falta uma educação que comece em casa.
    Enquanto não se valorizar seriamente a educação em nível nacional a nossa educação será sempre uma vergonha. Um exemplo claro, e bem fundamentado disso é que das 100 melhores escolas no ENEM, apenas 13 são públicas. Agora tentem descobrir o porquê e verão que o caos na educação não é um fato isolado, o Brasil inteiro clama por melhores condições, o Brasil inteiro clama pela VALORIZAÇÃO da educação.
    Ao invés de matérias recheadas de conteúdos tendenciosos e “partidaristas”, precisamos de pessoas que se preocupem, de fato com a situação caótica que vive a educação no país e não somente em Afrânio.

  17. revoluçao disse:

    essa e a educaçao de pernambuco, que investe pesado em meia duzia de escolas, seleciona os melhores alunos e professores para as mesmas batizam de escolas de referencia,e o reto que se lasque.

  18. Vitor Valentim disse:

    Esse só corre,corre e obras que bom nada,coitadinhos dos alunos vão ter que esperar muiiiiiiiito para essa escola ser reformada.

  19. revoluçao disse:

    existem muitas pessoas hipócritas, que falam, falam e no dia da eleiçao estao lá para exerce o direito da cidadania através do voto(burros ou inocentes.comprados por,feiras,cachaça,pipas de agua consultas, remedios,um emprego na prefeitura equivale a x votos dos familiares
    e o direito de exerce a cidadania atraves da educaçao? a constituiçao brasileira e a lei mais fuleira que já vi. a educaçao de qualidade e direito de todos e dever do estado e bla bla bla.

  20. observando td disse:

    Não podemos negar em afrânio: estar havendo falta de compromisso político, pois os mesmos só sabem cria situações eleitoreiras do tipo: quem faz mais eventos e dar + brindes a população prefeito ou deputado.
    Todos esses acontecimentos são reflexo de um sistema político arcaico, sai um e entra outro, td em família.
    Os estudantes tem o direito de se manifestaram em relação as baixas notas no enem, afinal, são eles que sabem a realidade desta escola, mais não podemos negar que o caus na educação pública acontece em todo o país, o que falta nas escolas é trabalho coletivo, coordenação, professores, pais e alunos juntos na construção da aprendizagem diária…

  21. luisa santos disse:

    cade o deputado Adalberto Cavalcante que não faz alguma coisa para que a escola seja reformada, pois ele e deputado estadual ele tem muito mais poder do que o prefeito nesse assunto porque a escola e estadual ele so sabe fazer festas

  22. para luisa santos disse:

    O deputado é um legislador e não executor de obras, pois os recursos são administrados pelo Governo do Estado, e o pedido da reforma da Escola foi feito pelo deputado Adalberto Cavalcanti tanto ao Secretário de Educação e ao Governador, cabe aos mesmos dar uma resposta a população de Afrânio. Com referência as festas, acredito que sua pessoa deva ser das suga – teteiras da PMA e deve está se doendo com o que Adalberto faz pelo povo.

    1. Falcão disse:

      Meu amigo,o que o deputado faz em Afranio é mincharia, Ele deve deixar isso
      paro um presidente de bairro fazer.
      Outra coisa é que até agora o homem não mostrou pra que veiokkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Gerlânio disse:

    Sou aluno da Escola Antônio Cavalcanti filho, estou concluindo neste ano o curso Normal Médio e devido ao meu bom desempenho no ENEM conseguir ingressar na UFRPE.

    Posso dizer com convicção que os professores estão sempre buscando novos métodos para que as propostas de educação do estado seja cumprida como desejado. Também já tive uma ótima experiência na Escola Irene Ramos, sou ex-aluno da mesma e não tenho nada a reclamar e sim parabenizar todos os professores que fazem o corpo docente…

    “Lacunas existem, isso não podemos negar”; mas isso não justifica a mentira que foi postada. O ENEM (política pública voltada para a educação) , dispõe o direito a todos alunos a participar gratuitamente do exame… A principal culpa é dos alunos, que não querem alçar voos mais altos.

    No ENEM 2010 somente 35 alunos da Antônio filho se interessaram a participar do ENEM (minoria), desses 35 alunos 22 foram selecionados para ingressarem em Universidades… Isso mostra que a postagem é uma concepção erronia de pessoas desinformadas que não sabem a realidade situação da escola.

    A Antônio Filho está de parabéns, mesmo com grandes dificuldades, está cumprindo seu papel: EDUCAR.

    “Para se chegar à borboleta, é preciso superar confrontos…”
    Professora Josimeire, estamos contigo…

    Os que irão fazer o ENEM 2011, Boa Sorte a todos! Iremos fazer novamente, e mostrar outra vez a capacidade que os alunos afranieses tem…

  24. rozana barros disse:

    EU TAMBEM DESEJO BOA SORTE POR OS QUE PASSARAM QUE COSIGA ALCASA OS SEUS SONHOS

  25. RAYANNE disse:

    EU ESPERO QUE CADA UM POSSA VENCE SEUS OBSTACULOS E EM CADA JORNADA VENHAM MAIS COFIANTES BEIJUS RAYANNE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários