Estudante de Petrolina diz que faculdade dificulta liberação de documentação para estágio

por Antonio Carlos Miranda // 26 de agosto de 2021 às 20:41

Foto: reprodução/arquivo pessoal

O sonho de concluir o curso de Nutrição transformou-se numa grande dor de cabeça para Marjorie Diniz. Estudante do 8º período do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Petrolina, ela vem passando por muitos aborrecimentos para garantir o que lhe é de direito. Marjorie necessita de uma documentação, junto à faculdade, para cumprir um estágio obrigatório da grade curricular do curso. Ao Blog, ela contou ter conseguido uma vaga para estágio na cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco. No entanto, a Uninassau tem colocado dificuldades para emitir essa documentação.

Consegui um estágio num hospital, em outro município, mas estão me fazendo de besta. A faculdade está dificultando entregar uma documentação que é obrigatória da faculdade, para que eu possa estagiar”, explicou. Segundo Marjorie, outros colegas dela passam por situação semelhante e todos podem acabar sendo prejudicados. “Há meses eles estão atrasando nossos estágios. Eu posso não me formar no tempo certo, assim como toda a minha turma, simplesmente porque a faculdade está dificultando (em entregar) nossa documentação”, desabafa.

Marjorie tem formação de pedagoga e psicopedagoga pela Universidade de Pernambuco (UPE), e deseja concluir o curso de Nutrição pela Uninassau para exercer a profissão. Daí o motivo de sua revolta, que não é só dela. Uma outra estudante da instituição também perdeu de vez a paciência. “Eu coloquei meu sonho nas mãos deles, mas eles não nos dão nenhum suporte. É só mídia”, desabafa.

A turma respalda-se na Lei no 11.788 (de 2008), que dispõe sobre estágio de estudantes e estabelece as obrigações das partes envolvidas (instituição de ensino, concedente e estagiário) para defender seu direito. Esse dispositivo, no entanto, não está sendo suficiente para os alunos da Uninassau. Segundo Marjorie, houve uma “quebra de contrato” por parte da instituição, pois o estágio 1 deveria ter sido cumprido no semestre passado – o que até agora não ocorreu. Além disso, ela informou que alguns colegas estão tentando se virar por conta própria em busca de estágio por meio de pessoas influentes. Isso porque a Uninassau divulgou numa recente reunião que a seleção de estagiários se dá por Índice de Rendimento. “Ou seja, quem tem as melhores notas vai primeiro. É uma forma de constranger o aluno, e isso nunca foi explicado. Eles vieram explicar nessa reunião da semana passada”.

Outro lado

A reportagem do Blog conseguiu falar com o diretor da Uninassau, Sérgio Murilo Júnior, o qual se colocou à disposição para esclarecer o assunto numa entrevista. Porém, a assessoria dele entrou em contato pouco depois informando que o esclarecimento será dado por meio de nota.

Estudante de Petrolina diz que faculdade dificulta liberação de documentação para estágio

  1. Geraldo disse:

    Isso é um tremendo desrespeito com esses alunos. Essa Uninassau é fake..

  2. jOAO BARROS disse:

    Pior faculdade que já vi:

    Atendimento ausente.
    Você envia mensagem para solicitar algo ou para esclarecimento e eles não respondem.
    Todas as faculdades voltando as aulas e eles nem aí.
    Estão colocando um professor para mais de 200 alunos online (só para economizar os cofres dele). Tenho um curso presencial, mas só tenho aulas remotas, mas na hora de pagar, pago pelo presencial e não pelo EAD(que é o que está acontecendo agora).
    Uma vez por semana tem uma lista para ver quem vai participar da aula presencial(imagina aí, 200 alunos para escolher somente 20 para assistir presencialmente).
    Eles estão economizando colocando um professor para varias turmas. nem aí para a qualidade do ensino.

  3. Edson Damaceno Rodrigues disse:

    não recomendo pra ninguém ,os profissionais de lá não tem capacidade pra resolver nenhum problema só jogam um para o outro e solução pra resolver nada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários