Estratégia de Negócios: O que é e como construir uma eficaz

0

No mundo dos negócios, os profissionais são obcecados por tácticas porque podem ajudá-los a atingir os seus objetivos a curto prazo.

Mas se tudo o que você faz é se concentrar no curto prazo, você não vai gastar tempo suficiente ou energia para descobrir como você pode ter sucesso no longo prazo.

Felizmente, a construção de uma estratégia pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de curto e longo prazo.

Estratégia centra-se em princípios, que ajudam você a pensar, em vez de táticas, que ajudam você a executar, por isso permite que você se concentrar em porque o seu negócio faz certas atividades, não apenas como você faz ou o que você faz.

Leia mais para saber exatamente o que é uma estratégia de negócios e como você pode construir uma eficaz.

Como construir uma boa estratégia de negócio

Quem acompanha site de vendas (como é o caso da Oberlo) nota que existe uma estratégia por detrás de cada post ou de cada fotografia.

Assim, como é que pode um negócio construir uma boa estratégia? É isso mesmo que iremos explicar-lhe de seguida.

1. Identifique as aspirações da sua empresa e estabeleça metas para medir o seu progresso na realização dessas aspirações.

Nos negócios, o estabelecimento tradicional de metas permite medir o que se faz, mas não se presta a medir como se faz ou porquê.

E se você se concentrar apenas nos resultados, às vezes isso pode incentivá-lo a tomar um curso de ação que priorize as necessidades da sua organização em detrimento das necessidades dos seus clientes.

Para ajudá-lo a concentrar-se mais no seu propósito e processo, em vez de apenas nos seus resultados, considere estabelecer e ancorar uma aspiração, ou a sua visão para o seu negócio no futuro, ao construir a sua estratégia de negócio – isso irá inspirá-lo a fazer um trabalho que sirva melhor os seus clientes.

Uma vez que você definir e ancorar a uma aspiração, você pode adicionar seu objetivo para a equação, que irá ajudá-lo a produzir simultaneamente o trabalho centrado no cliente e atingir seus números.

2. Identifique quais os segmentos do seu mercado que pretende capturar.

O seu produto ou serviço provavelmente não é o mais adequado para todo o seu mercado, por isso é crucial identificar o segmento ou segmentos do seu mercado que mais se beneficiam do seu produto ou serviço.

Os clientes que genuinamente precisam e querem o seu produto ou serviço são também os clientes que retêm mais tempo e são menos propensos a abandonar a sua marca, aumentando o valor vitalício do seu cliente e reduzindo os seus custos de aquisição de clientes.

3. Determine como você vai vencer a sua competição.

A lenda de Ricky Bobby dizendo que “Se você não é o primeiro, você é o último” não se aplica necessariamente ao mundo dos negócios, mas tem alguma influência sobre ele.

Os seus clientes não vão comprar dois dos mesmos produtos ou serviços, por isso, se quiser captar o máximo possível do seu segmento de mercado, tem de colocar em primeiro lugar na mente da maioria dos seus clientes-alvo.

Algumas das melhores maneiras de permanecer no topo da mente são criar uma marca criativa e refrescante, diferenciando o seu produto ou serviço do resto da multidão, e precificando o seu produto em relação ao seu valor percebido.

4. Descubra quais competências são necessárias para vencer a concorrência e sustentar o sucesso do seu negócio.

Infelizmente, a paixão não é suficiente para vencer a concorrência e chegar ao topo da sua indústria. Talento e habilidade são igualmente cruciais.

Dependendo de suas aspirações, metas e mercado, você precisa descobrir que tipos de equipes e funcionários você precisa desenvolver e recrutar para não apenas vencer a concorrência, mas também para sustentar seu sucesso.

5. Decidir quais sistemas de gestão são necessários para aprimorar essas competências.

Se o seu negócio é uma equipa, então os seus gestores são os coaches.

Eles são responsáveis por desenvolver, apoiar e inspirar os seus colaboradores a fazer o melhor trabalho possível.

Porque não importa o quanto talento bruto seus funcionários têm, eles nunca vão atingir seu potencial e, por sua vez, ajudar a empresa a atingir seu potencial se eles não refinar as habilidades e disciplina necessárias para competir e ter sucesso.

6. Princípios Sobre Táticas

Vivemos em um dia e idade em que a internet está sobrecarregada com conselhos.

Você tem acesso a inúmeras quantidades de dicas e truques que podem potencialmente ajudá-lo a construir um negócio bem-sucedido.

Mas sem a capacidade de pensar criticamente sobre se essas dicas e truques realmente se aplicam à sua situação específica, você nunca vai alcançar o sucesso a longo prazo.

É por isso que a estratégia é tão importante hoje em dia. Ela fundamenta o seu negócio em princípios que podem se aplicar a quase todas as situações e, por sua vez, ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos de curto e longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome