Espetáculo no Centro de Cultura João Gilberto resgata canções da Era do Rádio até os anos 80

0

essa-e-pra-tocar-no-radio

Do glamour e romantismo das canções que embalaram os saudosos anos 50 à explosão das bandas de rock que transformaram a música brasileira nos anos 80. É nessa onda sonora, transmitida pelo sistema radiofônico de Juazeiro durante quatro décadas, que o espetáculo musical “Essa é pra tocar no rádio” navega. Depois de uma estreia arrebatadora no último dia 8, em Petrolina, o musical agora será apresentado no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, nesta quarta-feira (30), às 20 horas. A entrada é gratuita.

Resultado de um trabalho de pesquisa sobre cultura e memória do rádio realizado pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Odomaria Rosa Bandeira, o espetáculo focaliza a produção fonográfica veiculada entre os anos 50 e 80 em Juazeiro. Com base em registros sonoros, visuais e escritos, além das memórias de ouvintes assíduos daquele período, foram reconstituídas passagens marcantes da história local e identificadas composições, compositores e cantores que edificaram reinados na música nacional.

“Os estilos musicais e textuais identificados na pesquisa são dados importantes para uma compreensão da musicalidade e da construção de uma identidade cultural brasileira”, afirma Odomaria. Em 50 minutos de espetáculo, são apresentadas 28 canções – algumas em pout-pourri, nas vozes de Odomaria, Andrezza Santos e Antonio Carlos Coelho de Assis (Coelhão), e na dança de Cíntia Melo.

A banda que dá sonoridade às performances é composta pelos músicos Jefferson Mateus dos Santos, Fernando Nunes, Pablo Silva e Renato Augusto Lima. O cenário é concebido por Edineide Torres e ambientado pelo desenho de luz de Carlos Tiago Novais. A direção geral é de Thom Galiano. Vale a pena conferir. As informações são da assessoria do espetáculo. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome