O espetáculo ‘Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos’, da Cia Biruta de Teatro, retornará ao palco do Teatro Dona Amélia, em Petrolina, nesta sexta-feira (22), às 20h. A apresentação integra a programação da 3ª edição do Encontro Internacional Pontes Flutuantes, de amanhã a domingo (24).
A peça é uma homenagem à cidade de Canudos, no Norte da Bahia. Na trama, o sino que marca a resistência do povo de Canudos divide os atos do espetáculo para narrar as práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento da comunidade. “Esse é um trabalho de encontros, de partilha, mas também de resistência e de luta. Não nos interessava contar a história oficial já conhecida de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado, e honrar a Canudos que não se rendeu. Ela resiste, assim como nós“, conta a atriz Camila Rodrigues.
No palco, dirigida por Antonio Veronaldo, Camila encarna, junto com Cristiane Crispim, a história do lugar que alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos. “Contamos a história a partir da prática da manifestação popular como um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta. Evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que resiste até hoje diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte“, pontua a atriz Cristiane Crispim. O serviço do espetáculo pode ser conferido no link. (Texto: Eneida Trindade/para o Blog)