Epidemia: Pernambuco confirma 358 casos notificados de dengue a cada 100 mil habitantes

por Carlos Britto // 15 de maio de 2015 às 15:04

Mutirão contra a dengue 01 (1)Os esforços desde o começo do ano não foram suficientes para conter a epidemia generalizada de dengue em Pernambuco. Com uma incidência de 358,89 casos notificados para cada grupo de 100 mil habitantes, o estado confirmou a situação epidêmica e já é a área do Nordeste com mais notificações para a doença, representando mais de um terço dos casos da região.

São 37.589 notificações e 8.319 confirmações, em 180 municípios. A Secretaria de Saúde (SES) e os Correios firmaram uma parceria para distribuição de panfletos e para que os carteiros atuem multiplicando dicas de prevenção.

Uma morte já foi confirmada neste ano no estado e 21 estão em investigação. Até o último dia 2 deste mês, Pernambuco havia registrado aumento de 528,68% nas notificações em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 5.979 casos e confirmados 2.380. Atualmente, 63 municípios estão com alta incidência da doença.

Até o início do próximo mês, os carteiros passarão por capacitação para orientar a população quanto ao controle dos focos do mosquito vetor da dengue, o Aedes aegypti. Eles também irão distribuir 51 mil panfletos. “As ações de bloqueio do estado consistem em eliminar o mosquito que está voando, mas é preciso chamar a atenção dos pernambucanos para evitar o surgimento de novos focos”, detalhou a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SES, Claudenice Pontes.

Apesar dos casos leves, Claudenice ressaltou a importância de monitorar os casos graves. A professora Natália Parente, 27 anos, foi diagnosticada com dengue e teve sintomas durante 10 dias. Começaram com uma dor de cabeça forte e se ramificaram em manchas no corpo, febre alta, dor abdominal e diarreia. “Fazia a hidratação, mas não adiantava”, contou.

O estado confirmou os dois primeiros casos de chikungunya neste ano. São de uma idosa e uma adolescente de Iguaracy, no Sertão, infectadas durante viagem à Bahia. (fonte:Diário de Pe)

 

Epidemia: Pernambuco confirma 358 casos notificados de dengue a cada 100 mil habitantes

  1. Charles Sá disse:

    Esse número não é real, pois ha as subnotificações que nem chegam ao conhecimento das autoridades. Eu, por exemplo, fui acometido pelo vírus, mas não dei entrada nos serviços hospitalares e nem nos de notificação. Mas não fiz por que quiz. Onde moro, Belém do São Francisco – PE, para se seguir um protocolo, é muito difícil; não se tem um atendimento digno e com as urgências que o caso requer. Não se consegue com facilidade um exame de hemograma com contagem de plaquetas. Dessa forma e por ser um funcionário da área de saúde, eu mesmo realizei a prova do laço, me mediquei, mantive o repouso e a alimentação, e me recuperei logo. Agota tudo bem, mas que é terrível é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários