Aparelhos auditivos devem ser distribuídos todos os meses durante 2012, promete Secretaria de Saúde de Petrolina

por Carlos Britto // 25 de janeiro de 2012 às 18:18

A primeira distribuição do ano de aparelhos auditivos pela  Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) aconteceu hoje (25) e beneficiou 65 pacientes.

Os aparelhos auditivos são adquiridos através do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Centro Auditivo, responsável pela triagem dos pacientes encaminhados ao Centro por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para serem contemplados com as próteses, estes pacientes passam por consultas médicas especializadas e exames específicos, capazes de identificar a existência e o grau de perda auditiva. A partir do diagnóstico é possível definir o aparelho adequado para cada caso. Cada prótese é feita de acordo com um pré-molde do ouvido.

De acordo com a coordenadora do núcleo, Fabiane Gonçalves, de 2009 a 2011 já foram distribuídas 1.921 próteses, e a previsão é que esses números continuem crescendo em 2012. “O objetivo é que durante o ano de 2012, pelo menos 120 aparelhos sejam distribuídos a cada mês”.

O serviço é responsável pela assistência à pessoa com deficiência auditiva. Por meio do diagnóstico, busca-se a reabilitação auditiva no processo de adaptação dos aparelhos e também na prevenção, através do Teste da Orelhinha em bebês, para detecção precoce da deficiência. Em 2011, o serviço contabilizou mais de 5,6 mil atendimentos, quase três vezes mais que no ano anterior. O Centro Auditivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Tobias Barreto, nº 240, Centro. Para mais informações, o contato pode ser feito através do número 87, 3863.3129.

Aparelhos auditivos devem ser distribuídos todos os meses durante 2012, promete Secretaria de Saúde de Petrolina

  1. petrolina disse:

    PARABENS PREFEITO !!!!!
    MAIOR PROGRAMA DO BEM ESTAR EM PETROLINA QUE JÁ EXISTIU!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *