Entidades e lojistas darão sugestões sobre revitalização da Rua Souza Junior

4
Foto: Juliane Viana/Sindilojas

Uma das mais importantes artérias do centro comercial de Petrolina, a  Rua Souza Junior deverá passar por uma revitalização. O primeiro passo desse projeto foi dado na noite de ontem (26). Numa reunião entre lojistas da área e representantes da prefeitura, do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sebrae, ficou definido que uma pesquisa será realizada junto aos consumidores.

Com base nas demandas apresentadas pelos lojistas em ocasiões anteriores, a Prefeitura de Petrolina – através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – apresentou algumas sugestões para reurbanização da área, a exemplo do alargamento de calçadas e implantação de parklets (estruturas montadas em calçadas que possibilitam um espaço de descanso e lazer para transeuntes).

Buscamos conhecer modelos exitosos em outras cidades do país para elaborarmos um projeto que, de fato, traga os benefícios que tanto lojistas quanto os consumidores desejam encontrar nesta via pública. Estamos apresentando uma proposta que será ajustada de acordo com as necessidades do local”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emício Junior.

O representante do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, também participou do encontro e mostrou algumas intervenções que foram desenvolvidas no município baiano e que, de certa forma, impactaram no comércio. “Não tenham dúvida que toda intervenção urbana interfere no comércio. Por isso é muito importante que haja o engajamento de todos os lojistas, que se faça uma pesquisa junto ao público, saber o que as pessoas esperam encontrar no local. E é importante que sempre sejam realizadas ações que possam, a médio e longo prazo, manter o consumidor circulando por determinada área pública”, pontuou.

Ao final da reunião, os lojistas puderam tirar dúvidas sobre a proposta de revitalização apresentada pela prefeitura. Algumas sugestões também foram apresentadas, a exemplo de melhorias na iluminação, segurança, estacionamento e implantação de serviços que possam atrair o consumidor.

Avaliação

Para o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro, o mercado passa por rápidas e intensas transformações e o empreendedor deve ficar atento e buscar inovação. “Muitas vezes pensamos apenas na concorrência que está ao lado. No entanto, o comércio varejista disputa o mercado com as plataformas digitais, com o mundo de possibilidades oferecidas pelo computador, pelos celulares. Temos desafios? Sim. Mas temos instituições e entidades que estão dispostas a produzir uma ação que venha a impactar de maneira positiva no comércio da Souza Junior”, ponderou.

O presidente da CDL Petrolina, Manoel Vilmar, enfatizou que esse debate é fundamental para ações práticas. “É importante que estejamos discutindo melhorias para a Souza Junior, que é uma das mais tradicionais vias públicas do centro de Petrolina. O pleito dos lojistas tem sido ouvido com muita atenção e buscamos possibilitar as melhorias que são  almejadas. Vamos agregar forças para que a revitalização desta via seja concretizada e ela volte a ser umas das principais referencias do centro comercial de Petrolina”, destacou.

4 COMENTÁRIOS

  1. O centro precisa de uma reorganização geral. A Souza júnior é um cemitério de lojas fechadas devido abuso no preço dos aluguéis, o que prejudica quem lá tem comercio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome