Ensino integral: Petrolina põe estudantes como protagonistas do modelo escolar

por Carlos Britto // 21 de março de 2019 às 09:00

Secretária-executiva do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI), Francisca Tronilia de Carvalho. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

Quatro grandes eixos estratégicos: melhoria da infraestrutura, educação em tempo integral e profissional, aprimoramento dos processos de aprendizagem para tornar a escola mais atrativa e gestão eficiente. É assim que a Prefeitura de Petrolina tem tratado o sistema de ensino da cidade, que agora conta com uma aproximação ainda maior com os pais dos alunos.

Exemplo disso é a Escola Municipal Monsenhor Bernardino, na Vila Eulália, zona norte da cidade, inaugurada na última terça-feira (19). Conforme prometeu o prefeito Miguel Coelho, a unidade será modelo para ser replicado em outras escolas do município. A secretária-executiva do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI), Francisca Tronilia de Carvalho, falou sobre a importância do modelo integral.

“Nós sabemos da importância dessas escolas de tempo integral, principalmente de séries iniciais, aonde traz para nossos alunos a oportunidade de uma aprendizagem de mais qualidade, de forma lúdica, de forma prazerosa. E é isso que o prefeito Miguel Coelho está trazendo para nossas crianças, pois a preocupação dele não é só matricular, mas de proporcionar o conhecimento“, disse.

De acordo com Francisca, o protagonismo no ensino estimula os alunos a querer aprender. “O protagonismo das crianças nos deixa com muita alegria. Quando a gente trabalha o protagonismo, estimulamos essa criança a mostrar todo o conhecimento que ela tem. Liberta a criança na busca desse conhecimento, principalmente faz com que ela seja protagonista da própria vida, mostrando o conhecimento que ela tem, fazendo com que o professor o conheça e passe o conteúdo que ela vai poder usar na vida“.

Novas unidades

A secretária-executiva do ProMEI disse que o prefeito ainda precisa melhorar a estrutura das outras unidades, antes de abrir outras escolas em tempo integral. “O prefeito precisa reformar as escolas da rede regular, como precisa ampliar essas escolas em tempo integral. Temos uma equipe na Secretaria de Educação que está fazendo um estudo, dando contribuição com a nossa líder, a secretária Margareth Zaponi. Ela solicitou dos nossos arquitetos e engenheiros que fizessem um estudo das escolas sucateadas nas áreas urbana e rural para a gente poder reformar e ampliar, para que em janeiro tenhamos essas sete escolas na condição de tempo integral“, explicou.

Francisca também falou sobre a formação dos profissionais que trabalham nas unidades que funcionam em tempo integral. “Nós temos grandes profissionais na Rede e toda a equipe recebe formação continuada. Mas o grande diferencial nas escolas em tempo integral, além da ampliação da grade com as disciplinas que oferecemos no regular, são as disciplinas diversificadas, que complementam o conhecimento das nossas crianças. Elas são ensinadas de forma lúdica, acelerando o processo do conhecimento e terem o prazer de ir para a escola“, explicou, ressaltando a parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

Recreio de possibilidades

Um atrativo para os alunos é o Recreio de Possibilidades. “Eles conseguem absorver conhecimento até no horário do recreio, porque temos o Recreio de Possibilidades. Ele pode escolher se quer brincar, correr, dormir, ler, se quer ouvir histórias, contar história, etc. Tanto no recreio como no horário de almoço, temos a Pedagogia da Presença, que são professores que ficam dentro da escola das 7h30 até às 16h30, porque no horário do almoço a gente faz um rodízio com os professores para eles ficarem de longe observando nossas crianças“.

Além disso, os alunos ainda contam com diversos espaços. “Temos espaços maravilhosos e totalmente educativos, a exemplo da biblioteca, da brinquedoteca, o ateliê, que dentro dele os alunos brincam e ao mesmo tempo trabalham com experimentos. E é nesses experimentos, nas séries iniciais, que a gente consegue estimular de nossas crianças um futuro pesquisador. Também temos laboratório de robótica e quadra poliesportiva. São vários ambientes que eles podem escolher brincar e aprender ao mesmo tempo”, destaca Francisca.

Professores e pais de alunos

Sobre os educadores e demais profissionais que atuam nas escolas, a secretária-executiva do ProMEI disse que todos passaram por processo seletivo. Com relação aos pais, ela disse que a equipe gestora fez reunião com eles, antes mesmo da matrícula. “Tivemos um processo seletivo e eles passaram por formação com uma equipe do ICE, mas essa formação é estendida a toda equipe, inclusive à equipe gestora, que também é diferente da escola regular. Colocamos responsabilidade em todos que trabalham dentro da escola. A escola só consegue fazer esse trabalho porque conta com a presença dos pais e da comunidade. Antes mesmo da matrícula, fizemos reunião com eles. Primeiro passamos a metodologia, depois a grande curricular”.

Educador de Pátio

Francisca destacou ainda sobre o educador de pátio e o horário em que os alunos vão para suas casas. “Temos três educadores de pátio, que auxiliam no horário de intervalo dos professores, ficando de olho nas crianças. Também no horário de aula, os educadores estarão no pátio, porque os banheiros e bebedores ficam no local e eles auxiliam as crianças. E a criança só sai da escola na presença do pai ou responsável. Damos um período de quinze, trinta minutos para o pai chegar. Se ele não chegar nesse prazo, a escola liga e pergunta o que aconteceu. A equipe gestora é para utilizar e distribuir suas responsabilidades“, finaliza.

Ensino integral: Petrolina põe estudantes como protagonistas do modelo escolar

  1. SILVANIO disse:

    Vejo uma excelente oportunidade do ensino municipal de Petrolina ser destaque em nosso estado e quiçá em nosso país. Destaco muita desenvoltura, vontade e pioneirismo por parte da equipe de Educação, sobretudo da Secretária Executiva, pois seu histórico revela boas e destacadas ações. Rememoro que a Secretária Executiva Francisca atuou como primeira Secretaria na recém criada Secretaria da Mulher em Petrolina desempenhando ações importantes, além disso e recentemente esteve a frente da Estação Governo Presente em Petrolina onde também atuou com determinação e parceria com os Diversos Setores Públicos e Privados. Isso mostra Conhecimento dos mecanismos públicos, competência para assumir cargos e desenvoltura para lidar com a Coisa Pública. Entendo que a Meritrocracia deve estar presente para que consigamos avanços como esse. Parabéns a toda a equipe.

  2. Mario Alves disse:

    Petrolina sempre se Destacando no cenário Educacional brasileiro! Parabéns a todos os envolvidos. Nosso país e nosso estado precisa de inovações na educação!

  3. Patricia disse:

    Ótimo programa para educação de Petrolina. Parabéns para a secretaria Francisca e prefeito Miguel!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

  4. Vrrs disse:

    So precisa melhorar o almoço pois as crianças comerem arroz com ovo meio dia e ficar sem comer nada ate as 16 horas.

  5. Paulo Borba disse:

    Excelente metodologia, e Petrolina só tem a crescer com isso, nossas crianças bem cuidadas e alimentadas, tem principalmente um regime de socialização e convívio participativo. Parabéns a secretária Francisca Tronilia de Carvalho, e ao Prefeito Miguel Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários