O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça (16) e quarta-feira (17) para os participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia da prova ou que foram acometidos por doenças infectocontagiosas previstas no edital. As provas regulares do Enem 2025 ocorreram nos dias 9 e 13 de novembro.
Também houve aplicação excepcional do exame nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, após o adiamento das provas regulares em razão da realização da COP30, na capital paraense. Os pedidos de reaplicação foram analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A reaplicação segue a mesma dinâmica do exame regular. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas têm início às 13h30. Terça-feira (16): Linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Encerramento às 19h (com acréscimo de 1 hora para candidatos com tempo adicional aprovado) e Quarta-feira (17): Ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. Encerramento às 18h30.
Nas mesmas datas, 16 e 17 de dezembro, ocorre o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2025. As provas são aplicadas em unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados e pelo Distrito Federal. (Fonte: Agência Brasil)


