Encontro discutirá qualidade de vida de pessoas com fibromialgia em Petrolina

2

encontro-fibromialgia

Está marcado para esta quinta-feira (20) o 4º Encontro de Pessoas com Diagnóstico de Fibromialgia, bem como familiares e amigos (Fibrovasf). O objetivo é desenvolver atividades educativas a partir dos encontros direcionados a pessoas que tenham o diagnóstico. O evento, que tem como objetivo discutir sobre a qualidade de vida dessas pessoas, é gratuito e será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Centro,em Petrolina, a partir das 18h30. Não é necessário fazer inscrição.

O evento é organizado pela estudante de Psicologia Eugênia Lourenço, que também possui a síndrome. “O Fibrovasf  é um projeto de extensão da Univasf, que teve início em julho de 2016. A partir da necessidade de se discutir essa temática, estudantes dos mais variados cursos se juntaram para entender de forma integral o cuidado voltado às pessoas com fibromialgia no Vale do São Francisco. Atualmente o projeto conta com uma equipe formada por estudantes de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia e por todos  que se dispõem a compor o grupo e é coordenado pela professora Dra. Sílvia de Morais do colegiado de Psicologia”, destaca Eugênia.

O encontro desta quinta-feira contará com a presença das psicólogas Grace Liz Barros e Ramessa Florêncio Tenório, que darão encaminhamento às discussões.

A fibromialgia

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem os sintomas como fadiga (cansaço), o sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos. (foto/divulgação)

2 COMENTÁRIOS

  1. Reforçamos que não é necessário fazer inscrição. Quem tiver interesse em participar e aprender mais sobre essa síndrome só precisa comparecer. Qualquer informação procure-nos no email fibrovasf@gmail.com ou pelo pagina no Facebook : FIBROVASF FIBROMIALGIA NO VALE

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome