Evento na Facape reunirá profissionais da área de Informática e debaterá sobre a diversidade da Tecnologia no Vale do São Francisco

0

cymara-carvalho-professora-ti

A 16ª edição do Encontro Acadêmico de Informática (E-info) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) terá início neste sábado (22) e prosseguirá até a próxima terça-feira (25). Além de diversos minicursos, palestras e workshops, o evento, que é realizado pelo colegiado de Ciência da Computação, contará com a primeira edição do workshop “Meninas Digitais Arretadas”.

Segundo uma das organizadoras do E-info, professora Cymara Carvalho (foto), o objetivo do evento é reunir estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) para debater assuntos sobre a área. “Este ano a gente está abordando a diversidade da Tecnologia da Informação, e vamos falar sobre diversos temas, a exemplo de robótica, segurança da informação, startups. Também teremos maratona de programação e dois workshops dentro do evento”, explicou.

Também fazem parte dos objetivos do evento contribuir com a formação acadêmica dos estudantes de Ciência da Computação, oferecendo-lhes atividades diferenciadas, complementando as atividades constantes no currículo do curso; promover uma maior integração dos estudantes e professores das diversas instituições onde são desenvolvidos os estudos da Computação; possibilitar o contato entre empresários, pesquisadores e estudantes, para troca de informações e experiências no campo da Computação, entre outros.

A abertura oficial do E-info 2016 será na segunda-feira (24), com a palestra “Startups”, ministrada pelo professor convidado Litelton Bispo. Outra atração é a tradicional Maratona de Robótica, que acontecerá no domingo (23).

“Meninas Digitais Arretadas”

Professora Cymara informou ainda que uma das novidades do E-info deste ano é o Workshop “Meninas Digitais Arretadas”, que tem o objetivo de discutir a questão de gênero nas áreas de TI no Vale do São Francisco. “Esse workshop é justamente para inserir mais mulheres na área da Tecnologia. Temos poucas meninas, e isso é uma forma de incentivar mais as mulheres a participarem da área da tecnologia, uma área que tem avançado muito na região, desenvolvido bons trabalhos e lançado bons profissionais, inclusive com atuação fora do País”, pontuou.

O evento é voltado para profissionais da área de TI, mas toda a sociedade pode participar. A organização pede a colaboração dos participantes para doar 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será destinada a instituições de Petrolina e Juazeiro (BA). A professora explicou que apenas as oficinas e minicursos são pagos. As inscrições podem ser feitas através da página do evento na internet, onde também pode ser encontrada a programação completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome