Emoção marca entrega de certificados em solenidade de encerramento do Programa ‘Jovem Aprendiz no Cultivo da Cana’ em Juazeiro

0
Foto: divulgação

A junção de forças em prol da qualificação de jovens que buscam uma primeira oportunidade de trabalho permitiu a formação profissional de 53 jovens com idade entre 18 e 23 anos. Após 11 meses e 20 dias de aulas teóricas e práticas, os alunos da turma 2019/2020 concluíram o Programa ‘Jovem Aprendiz no Cultivo de Cana’, da Agrovale, desenvolvido em parceria com o Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro (BA).

Na solenidade, os alunos foram recepcionados pelos instrutores – a coordenadora adjunta do programa no Senar, Liziane Rocha, e pela gestora de Recursos Humanos (RH) da Agrovale, Roberta Santos, que na ocasião fez a entrega dos certificados do programa com 960 horas de aulas práticas e teóricas.

A Agrovale acredita que o programa de aprendizagem é uma excelente oportunidade para jovens que desejam crescer profissionalmente. Além disso, a qualificação profissional dos jovens da região nos auxilia na melhoria do recrutamento de mão de obra para as vagas existentes na empresa. Somos a empresa que mais gera trabalho, emprego e renda para a maioria de famílias da região. Temos hoje mais de 170 aprendizes em diversas áreas, e recentemente fomos agraciados pelo Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional (Fobap) com o Selo de Boas Práticas na Aprendizagem Profissional. Com o programa Aprendiz no Cultivo de Cana-de-Açúcar nosso objetivo é integrar ainda mais esses trabalhadores“, ressaltou Roberta Santos.

Os aprendizes tiveram a oportunidade de desenvolver no programa assuntos específicos, a exemplo da estrutura fisiológica das plantas, planejamento, plantio, irrigação e colheita. Além disso, puderam desenvolver integração no trabalho, que será administrado bem como a comunicação oral, escrita, matemática aplicada, saúde e segurança do trabalhador, vivenciando na prática os assuntos estudados, bem como o dia-a-dia de uma empresa.

A coordenadora adjunta do Senar, Liziane Rocha, destacou a relevância da empresa em abraçar a formação profissional. “A iniciativa permite que os jovens em busca do primeiro emprego tenham uma capacitação de qualidade”, afirma. A coordenadora adjunta reiterou que a iniciativa é uma das prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), e também a importância do trabalho realizado com a Agrovale.

Entusiasmo

Entusiasmado com o certificado, o aprendiz Jonas Santos da Conceição, de 20 anos, destacou os pontos positivos. “O programa nos permite uma ótima aprendizagem, os instrutores são dedicados e referência para quem está em busca do primeiro emprego. Essa é uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho. E, além disso, uma experiência gratificante que me faz sonhar futuramente em um curso superior de Engenharia Agronômica“, afirma. Já para Jael Martins, de 19 anos, o programa possibilitou que os jovens conhecessem o mercado de trabalho. “Para aqueles que não tiveram o primeiro emprego é importante conhecer os direitos do trabalhador”, concluiu o aprendiz.

O setor agrícola é o que mais absorve profissionais na região. Pensando nisso, Agrovale e Senar iniciarão mais duas turmas de Aprendizagem no Cultivo de Cana, totalizando 60 aprendizes, a partir do próximo dia 26 de março. (Fonte: CLAS Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome