Embrapa Semiário faz doação de máscaras e luvas para prevenção ao nobvo coronavírus

1
Foto: Ascom Embrapa Semiárido/divulgação

Como forma de colaborar na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), A Embrapa Semiárido doou equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que foram entregues na última quinta (9), no escritório de Petrolina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ao qual a empresa é vinculada. Os insumos devem ser utilizados na realização de atividades relacionadas aos trabalhos de vigilância agropecuária, que são considerados serviços essenciais.

A doação ocorreu sob demanda do Ministério, em ação coordenada pela Diretoria Executiva da Embrapa e que acontece simultaneamente em várias Unidades da Empresa. Ao todo foram doadas 15 mil luvas de látex e 880 máscaras descartáveis de diferentes modelos. Os equipamentos foram reunidos a partir do estoque da Empresa e contando com a colaboração dos pesquisadores e responsáveis por laboratórios, que cederam parte dos seus materiais de uso diário.

Também atendendo a uma solicitação do MAPA, a Embrapa Semiárido colocou à disposição um equipamento do tipo qPCR (PCR em tempo real ou qRT-PCR), que poderá ser utilizado em testes para identificação molecular do vírus causador do Covid-19, auxiliando assim no diagnóstico da doença. Ele deverá ser cedido para uma instituição que realize os exames, uma vez que os laboratórios da Unidade não atendem às exigências de segurança biológica para manipulação de vírus causador de doenças em humanos com elevada taxa de transmissão, como é o caso do coronavírus.

O aparelho vem sendo utilizado nas pesquisas da Embrapa Semiárido especialmente para a caracterização genética e identificação de plantas, fungos e bactérias, bem como para a detecção de organismos específicos em amostras ambientais, como solo e água. Como o equipamento detecta e quantifica regiões específicas de material genético (DNA ou RNA),  é passível de ser utilizado na detecção do RNA do coronavírus em amostras biológicas (como saliva, por exemplo).

Álcool 70

Outra ação adotada pela Embrapa Semiárido como parte do esforço para contribuir com a prevenção do coronavírus foi a entrega de aproximadamente 180 litros de álcool 70% para uso por seus empregados, colaboradores terceirizados, estagiários e bolsistas. Além disso, a Empresa está funcionando em regime de teletrabalho, restringindo a circulação nas suas dependências apenas a empregados responsáveis por serviços essenciais e que não podem ser realizados à distância.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome