Embrapa Semiárido promove seminário sobre alternativas produtivas em períodos prolongados de estiagem

por Carlos Britto // 06 de março de 2017 às 14:30

A Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina, promove nos dias 14 e 15 deste mês o seminário – Conivência Produtiva com a Seca, soluções tecnológicas e estratégias de ação. Voltada para os agricultores do sequeiro, estudantes, especialistas, e público interessado na discussão, a atividade que será realizada no auditório da Embrapa, a pretende discutir e apresentar soluções produtivas para períodos prolongados de estiagem como o que o Nordeste vivencia atualmente.

As estratégias serão apresentadas tanto pelos pesquisadores e especialistas convidados como pelos próprios produtores acompanhados da assistência técnica adequada a cada realidade. Segundo o pesquisador da Embrapa Semiárido, José Nilton Moreira, essa é uma oportunidade de troca de ideias e iniciativas que possam ser colocadas em prática em épocas de seca mais intensa.

“Vão ser três painéis discutindo com parceiros, produtores, técnicos o que se pode fazer diante de uma situação dessas. Vão participar pessoas da Embrapa, da região semiárida, mas também produtores rurais, técnicos, que possam discutir o que a seca tem causado para a Caatinga, o que podemos fazer em anos que não tem chovido para não perder o ano completamente. Vamos apresentar experiências de agricultores que apesar da seca, estão não só sobrevivendo, mas também ganhando algum dinheiro, apesar da seca”, disse José Nilton.

O pesquisar frisa que com esse debate a Embrapa espera aproximar ainda mais sua ação voltada para a população semiárida como vem fazendo a cada dois anos no Semiárido Show e essa é mais uma oportunidade para trazer gente para discutir essa convivência com a seca que é um fenômeno recorrente.

“O evento é organizado pela Embrapa, mas levaremos pessoas da Univasf, do Instituto do Semiárido, o INSA, enfim, pessoas que podem estar contribuindo com essa discussão voltada para o semiárido”, acrescentou José Nilton Moreira.

Conforme a programação do seminário serão três painéis. O primeiro marcado para as 9h30 do dia 14, tratará do Cenário Climático da seca prolongada e seus impactos no Bioma Caatinga; o segundo acontece no mesmo dia, só que às 14h30 e fala sobre as Soluções Tecnológicas e experiências produtivas presentes em períodos de estiagem mais demorada e por fim, no dia 15, às 12h30, o tem debatido será a Gestão e uso da água na produção agropecuária.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários