Em reunião com presidente do Ibama, FBC apela para evitar que perímetros irrigados tenham captação d’água interrompida

por Carlos Britto // 08 de abril de 2015 às 07:30

FBC reunião IbamaO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) reuniu-se na tarde de ontem (7) com o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior. Na pauta, a grave crise hídrica que afeta o Vale do São Francisco.

Não conversa com Volney, FBC fez um apelo para que o órgão se sensibilize com a situação das mais de 100 mil famílias pernambucanas e baianas que vivem nas agrovilas e regiões próximas à Barragem de Sobradinho.

O senador pediu que o Ibama avance nos estudos de impacto ambiental para a redução da vazão de água despachada da usina de Sobradinho para a de Paulo Afonso. A demanda pelas obras emergenciais já foi formalizada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

FBC ressaltou ao presidente do Ibama que, segundo estimativas do próprio governo, se a referida vazão de água não for rapidamente diminuída de mil para 900 metros cúbicos por segundo, haverá sérios riscos de a captação regular de água para os perímetros Senador Nilo Coelho e Maria Teresa ser interrompida a partir de outubro.

Ele também destacou o potencial da região, considerada o maior polo de agricultura irrigada do Nordeste e que representa cerca de 30 mil hectares em produção de frutas, sendo responsável por mais de 90% das exportações brasileiras de uva e manga e pela geração de mais de 100 mil oportunidades de trabalho. “A região de Petrolina e Juazeiro gera mais empregos que a Indústria Metal Mecânica do ABC Paulista”, reforçou o senador. Também participou da reunião o diretor-substituto de Licenciamento do Ibama, Thomaz Toledo. (foto: Assessoria/divulgação)

Em reunião com presidente do Ibama, FBC apela para evitar que perímetros irrigados tenham captação d’água interrompida

  1. Josival Amorim disse:

    Mais uma boa participação do nosso senador. É fazendo a nossa parte que leva Deus a nos ajudar cada vez mais. E ele vai mandar muita chuva!

  2. cicero lima disse:

    Boa ação senador. Apesar de São Pedro tá ajudando teremos o caos já a partir de agosto com perda de 4% da reserva de sobradinho por mes.

  3. Luis Fernando disse:

    Muito bem, senador! E a população ribeirinha da foz do rio que se lasque! O mar está entrando rio adentro e estes tem água cada vez mais salobra para beber, cozinhar, tomar banho etc. Também pouco importa se as demais usinas no curso do rio não gerem energia suficiente. Só a de Xingó tem capacidade 3 vezes maior que Sobradinho. Por favor, senador! O senhor já foi ministro da integração nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários