O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, afirmou nesta terça-feira (1º) que discorda da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Congresso Nacional, após a derrubada do aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Durante evento que marcou a inauguração de uma nova unidade da Ernst & Young (EY) no Recife ontem, João Campos defendeu o diálogo entre os Poderes como melhor alternativa diante do impasse: “Não acho que partir para um ambiente de litígio entre Poderes agora seja o melhor caminho. Ainda é preciso esgaçar mais o esforço de buscar um entendimento”, disse o prefeito.
Ele sugeriu, ainda, que os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, contribuam com restrições orçamentárias diante do cenário fiscal mais apertado. Segundo ele, é preciso dividir responsabilidades, inclusive com ações concretas de ajuste de contas: “Se há um aumento de restrição orçamentária, por que não os três Poderes darem sua contribuição?”, questionou.
João Campos ainda citou a relação entre sua gestão e a Câmara de Vereadores do Recife como exemplo de cooperação interinstitucional. Em sua gestão, destacou, houve devoluções orçamentárias que possibilitaram novos investimentos: “A Câmara devolveu R$ 30 milhões do duodécimo para o município. Não é algo impossível. Acho que o diálogo é o melhor caminho”, afirmou.
A crítica de João Campos acontece em um momento de tensão entre o Planalto e o Congresso, e chama atenção por vir de um aliado do presidente Lula, reforçando a necessidade de diálogo político e cooperação institucional.
Kkkkkkkkkkk,olha o santo doído para enganar os bestas,Lula só precisa assoviar que ele vai feito um 🐕 🦮 🐕🦺 🐕 🦮 🐕🦺 zinho e muda o discurso.
“Não acho que partir para um ambiente de litígio entre Poderes agora seja o melhor caminho. Ainda é preciso esgaçar mais o esforço de buscar um entendimento”
Prefeito, lhe falta conhecer como está funcionando a política na atual conjuntura… o Congresso abocanhou o orçamento. Algo precisa ser feito, caso contrário nenhum projeto estruturante vai acontecer no país, nem nesse e nem em nenhum governo. Poder Legislativo é para ficalizar e legislar… nada de impor orçamento.
A discussão vai muito além do IOF… Seja mais honesto em seus comentários.
Luladrao até agora só aumentou imposto e roubou nada mais quanto mais aumenta imposto mais roba
Srs, em especial “Antestor” no final de 2022, antes de assumir o poder, Lula, se valeu do Congresso Nacional, pra quebrar quebrar e ultrapassar gastos orçamentários, como lhe era conveniente tudo podia e, estava tudo bem. Lula, está pagando pela sua omissão, em não fazer as reformas necessárias para o povo brasileiro, isso lá em 2003 seu primeiro mandato, tinha maioria no congresso, mas, preferiu fazer o que todos sabemos, e, se fosse um país sério ele nem grandiosissima maioria dos políticos nosso Brasil varonil, não estariam mais na vida pública.
Eita como tem ladrão chamando outros de ladrão! Como tem pobre de direita que tá infartando pra não deixar cobrar impostos dos super ricos. Pobre que se acha rico