Em nova investida contra ameaça do novo coronavírus, Miguel Coelho determina fechamento de escolas e equipamentos públicos de Petrolina

22

Na primeira coletiva de imprensa concedida no final da manhã de sábado (14), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho já havia deixado claro que tomaria medidas ainda mais duras no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), além daquelas que estaria anunciando naquele momento. Não deu outra. Na segunda coletiva realizada no início da noite desta segunda-feira (16), o gestor anunciou mais uma lista de restrições.

Entre elas estão o fechamento de escolas, do Parque Josepha Coelho, do Museu do Sertão e da Biblioteca Jornalista Cid Carvalho. Miguel determinou também a suspensão de cinemas, teatros, entre outros espaços culturais, além de academias, boxes de crossfit e estabelecimentos voltados a prática de atividades físicas e/ou esportivas.

A determinação também inclui missas, cultos e outras celebrações religiosas com aglomeração de público. Acompanhado mais uma vez da secretária Magnilde Albuquerque (Saúde), Miguel também convidou a secretária Margareth Costa (Educação), o secretário Jorge Assunção (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e o  presidente da Facape, Professor Antonio Habib.

Todas as medidas serão publicadas em decreto emergencial no Diário Oficial do Município e entram em vigor a partir desta quarta (18), com validade de, no mínimo, 15 dias. “Por conta desse cenário de crescimento e com a perspectiva de um novo salto nos casos, não temos outra opção senão apertar o cinto e pedir a sensibilidade da população. Essas medidas são preventivas e visam diminuir os riscos e uma situação mais grave. Quanto mais cedo a gente mudar os hábitos, adotar a prevenção, mais rápido será a retomada da rotina normal com vidas preservadas“, declarou o gestor.

Medidas

Todas as medidas de enfretamento ao Covid-19 que passam a vigorar são as seguintes:

– Suspensão das aulas nas creches, Nova Semente, escolas municipais e na Facape

– Recomenda suspensão de aulas nas escolas e creches da rede privada

– Fechamento do Museu do Sertão, Parque Josepha Coelho, Biblioteca Municipal

– Determina a suspensão de cinemas, teatros entre outros equipamentos culturais privados

– Determina a suspensão do funcionamento de academias, boxes de crossfit, entre outros espaços esportivos privados

– Recomenda a suspensão de missas, cultos e outras celebrações religiosas com aglomeração de público

– Suspensão dos serviços nos centros municipais de atendimento a idosos Vó Pulú, Mimi Cruz e Rio Jordão

– Recomenda a suspensão de visitas a abrigos de idosos atendidos em organizações e projetos sociais

– Casa Bolsa e unidades do CRAS não atenderão, provisoriamente, pessoas com mais de 60 anos

– Restaurante Popular será fechado para evitar aglomerações, porém, equipes do social farão a entrega, no mesmo local, de marmitas ao público frequentador

– Centro Pop fechará, mas haverá fornecimento (in loco) das refeições aos atendidos

– Monitoramento periódico da equipe de vigilância sanitária nas feiras livres

– Suspensão de férias dos profissionais de segurança municipal e da rede municipal de atenção social

22 COMENTÁRIOS

    • Pra ser coerente tem que ter laboratório em Petrolina testando para corona vírus. Essa é a principal recomendação da oms. É fácil ter lab aqui, basta o prefeito querrr

  1. O prefeito agiu corretamente. Não podemos nos tornar cidades italianas, hoje enclausuradas e com mortes diárias. Melhor seguir o que fez a Coreia do Sul, evitou convívio social e, mesmo vizinha a China, teve pouquíssima mortalidade.

  2. Olha a preocupação para dá uma coletiva precisa de tanta gente junta, quando digo que é só enrolação, enquanto isso o trabalhador normal tem que trabalhar para pagar as mordomias dos funcionários públicos e políticos.

  3. Só o que faltava, pago academia para ter qualidade de vida e vem com essa agora. Seu prefeito saiba que atividade física libera mediadores químicos que promovem o fortalecimento do sistema imunológico como vou ter resistência ao corona vírus e o H1n1 com minhas defesas baixas. Fecha a prefeitura também, existe muita gente trabalhando uma em cima da outra e fora que tem um grande aglomerado de pessoas para ser atendidos.

  4. O bom é parar tudo ,há comerciante nos assaltando com valores exorbitante de álcool gel e máscara , o HU, disse que não tem como atender nenhum paciente com o vírus, a UPA, por o que vi hoje lá , profissionais não sabem a diferença de nada e tem uma tal de triagem que a pessoa morre e o atendimento não acontece.

  5. Se para as igrejas for apenas recomendação como parece, dificilmente será cumprida.O risco de infecção é grande,pois nas igrejas evangelicas é hábito de cumprimentos apertando as mãos.E justamente os mais idosos são os mais resistentes a se afastarem dos cultos.Embora seja evangélico, creio que a determinaçao de suspender temporariamente os cultos seria a garantia de impedir o avanço do virus no nosso meio e na comunidade em geral.

  6. Sem lógica senhor Paulo, não vamos parar nossas vidas, se é para evitar contato com varias pessoas então mande o prefeito decretar o toque de recolher. Pelo que sei o Brasil não está com surto ainda do corona e petrolina não tem nenhum caso confirmado eu estou dizendo nenhum caso confirmado. Se é para evitar contato fecha tudo: shopping, lojas do centro empresas com mais de com de 15 funcionarios, supermercados, bares fecha tudo se esse for idéia de evitar contato seu paulo, temos que prevenir sim, mas com cautela, de forma que tb não venha impedir o direito de ir e vir das pessoas. Primeiro todas essas medidas estão sendo tomadas apartir da orientação do ministério da saúde, salientando que petrolina e juazeiro não tem nenhum caso, e fora que o vírus não vai sumir em 1,2, 3, 4,5 6, 7 semanas. O vírus do corona está circulando desde de 1960 e por isso vamos ficar presos sem poder sair para academia, para faculdade esperar o que? Se petrolina estivesse com surto concordaria com a medida mais não vejo no momento ser tão radical com essas atitudes.

    • As medidas são exatamente para EVITAR O SURTO e tem que ter CONSCIÊNCIA de evitar aglomerações e lugares fechados, mas gente que só pensa no próprio umbigo fica difícil, nem desenhando entende.

      Ahh e ideia não tem mais acento agudo desde 2013, a mais é diferente de há mais, bem como não existe “desde de”.

  7. Paulo o h1n1 está a mais de 2 anos, quando surgiu, se tivesse tomadas as medidas estaríamos ainda trancados em casa. Um absurdo essas medidas do prefeito sou a favor de várias medidas agora proibir ir para academia. Se é para proibir repito, proibi tudo. Em relação ao H1n1 se vc Paulo não tomou o ano passado a vacina ou não tinha dinheiro para pagar então fique trancado dentro de casa.

  8. Paulo o que está sendo discutido aqui não são regras gramaticais, vamos discutir sobre o o 2019 -ncov e H1n1 que esse assunto tenho certeza que vc não tem capacidade de promover nehum debate. Paulim estou sendo racional, se for para combater aglomeração de pessoas deverá ser evitado em todas os quatro cantos da cidade, o lógico. E tudo que foi falado aqui é discutível sim.

      • Amiga, a diferença entre H1n1 é a seguinte: a H1n1 é muito mais letal, porém de contágio mais difícil, já o corona tem uma transmissão muito fácil. O cuidado não é para entrar em pânico, mas para evitar o que aconteceu na Itália que hj tem 1800 mortos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome