Em nota, governadores de 16 Estados contestam Bolsonaro sobre recursos para enfrentamento da Covid-19

por Carlos Britto // 01 de março de 2021 às 16:56

Foto: reprodução/arquivo

Governadores de 16 Estados divulgaram nota pública nesta segunda-feira (1º) contestando postagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro em redes sociais, no último final de semana. Na postagem, o presidente listou valores repassados pelo governo federal a cada Estado em 2020 para combate à pandemia da Covid-19.

Segundo os governadores, os dados são distorcidos e, além de representar um ataque aos governos locais, objetivam gerar interpretações equivocadas sobre a transferência de recursos da União aos Estados para enfrentamento da Covid-19. “Os Estados abaixo assinados manifestam preocupação em face da utilização, pelo Governo Federal, de instrumentos de comunicação oficial, custeados por dinheiro público, a fim de produzir informação distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar governos locais“, diz a nota.

Na nota pública, os governadores dizem que ao fazer as transferências aos Estados, o governo federal o faz em estrito cumprimento da Constituição, já que, no modelo federativo brasileiro, boa parte dos impostos federais (como o Imposto de Renda pago por cidadãos e empresas) pertence aos Estados e Municípios, da mesma forma que boa parte dos impostos estaduais (como o ICMS e o IPVA) pertence aos Municípios. “Em nenhum desses casos a distribuição tributária se deve a um favor dos ocupantes dos cargos de chefe do respectivo Poder Executivo, e sim a expresso mandamento constitucional“, diz a nota.

Em nota, governadores de 16 Estados contestam Bolsonaro sobre recursos para enfrentamento da Covid-19

  1. Guilherme disse:

    FALTOU ESSES PICARETAS dizerem aonde jogaram as centenas de bilhões de reais que Bolsonaro enviou para eles.

  2. BOSCO disse:

    Faltou dizer que o Bolsonaro é o chefe dos picaretas..

  3. Ysrebelde+temerário disse:

    Quando foi para receber o dinheiro mandado pelo governo federal, todo mundo ficou bonzinho, ninguém imitiu nota de contestação. Desviaram o dinheiro e agora querem mais.

    1. Defensor da liberdade disse:

      A União existe para ajudar os estados, já que concentra a maior parte da arrecadação. Logo, minha cara analfa funcional, não tem que agradecer por uma função que é da União.

      Largue o BBB, a novela, o zap zap, a cachaça, e aquelas páginas de gado bolsonarista e vá estudar, vai fazer um bem grande a você mesma.

  4. Edilberto disse:

    Esses Governadores são líderes da quadrilha política que sempre manipulou o pais. Pelo o contrario eles tentam induzir as pessoas ao erro, com uma informação mentirosa na tentativa de desqualificar o presidente. É fácil tirar a prova é só acessar o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA UNIÃO, tem todos os repasses do Governo Federal. Ex: o petista COMUNISTA Rui Costa governador da Bahia, cadê o dinheiro que o presidente Bolsonaro mandou R$ 31 e 44 milhões em duas remessas?

  5. fabricia granja disse:

    Contra números não existe agurmentos.Os repasses estão detalhados.

  6. Joelson souza disse:

    fora bozo

    1. Coco Seco disse:

      Só sai em 2026, distraído.

  7. otavio disse:

    viva o bolsonaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários