Em nota conjunta, entidades lojistas de Petrolina manifestam apoio a reabertura do comércio

por Carlos Britto // 14 de junho de 2020 às 10:21

Foto: Ascom/divulgação

Através de nota conjunta encaminhada a este Blog, dez entidades lojistas de Petrolina manifestaram seu apoio à decisão do município quanto à reabertura do comércio durante a pandemia. No documento eles citam a ação movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que tentou suspender a retomada das atividades, e afirmam que “a decisão da Prefeitura de Petrolina pela reabertura do comércio foi pautada não em cima de pressão dos segmentos econômicos, mas em conversas com autoridades da área sanitária e de saúde, estatísticas,  planejamento e o alinhamento junto ao Governo de Pernambuco e também do MPPE”.

Confiram:

NOTA CONJUNTA

Em virtude da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) promovida pelo Ministério Público de Pernambuco, com pedido de medida cautelar contra o decreto do município de Petrolina 037/2020, que dispõe sobre o plano de reabertura gradual das atividades econômicas, as entidades abaixo sub escritas manifestam publicamente o apoio à decisão do município de Petrolina pela reabertura do comércio . 

O processo de reabertura – que teve início no município sertanejo há exatos treze dias – só foi possível graças a uma série de medidas protocolares de segurança baseadas nos direcionamentos das autoridades de saúde, bem como no comprometimento de todos os setores produtivos em se ajustarem e fazerem cumprir essas regras. 

Para tanto, empresas têm reforçado a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para os colaboradores, disponibilizado álcool em gel para colaboradores, fornecedores e clientes, sinalizado os espaços com as medidas de distanciamento, deixado à mostra as informações sobre todos os protocolos que devem ser seguidos à risca para evitar que os casos da Covid 19 aumentem na cidade. Campanhas de conscientização têm sido realizadas de maneira permanente através da imprensa e das redes sociais de cada entidade. É um esforço coletivo, que visa não somente a retomada das atividades produtivas, mas sobretudo, nos coloca como importantes parceiros dos poderes públicos, na guerra contra a Covid 19. 

Sabemos que a decisão da Prefeitura de Petrolina pela reabertura do comércio foi pautada não em cima de pressão dos segmentos econômicos, mas em conversas com autoridades da área sanitária e de saúde, estatísticas,  planejamento e o alinhamento junto ao Governo de Pernambuco e também do MPPE. Além disso, é justo destacar que em abril a Corte maior do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu aos municípios a autonomia para deliberarem as medidas que julgassem adequadas no enfrentamento ao novo coronavírus. 

Colocamos a nossa preocupação na instabilidade que essa ação pode ocasionar nas empresas, na comunidade, nos comerciários. Por isso, solicitamos a todos os entes envolvidos, sensibilidade na resolução e encaminhamento das iniciativas dentro deste contexto da pandemia. 

Sabemos que temos um “novo normal” para ser desbravado. O mundo passa por essa mudança e não podemos fugir dela. Com união, entendimento, razoabilidade e, sobretudo,  vontade, poderemos lograr  êxito e possibilitar que os mais diversos setores que compõem a sociedade possam adaptar suas atividades às novas regras.

Assinam esta nota: 

*Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina – Joaquim de Castro (presidente) 

*Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina- Manoel Vilmar (presidente)

*Associação dos Contabilistas do Vale do São Francisco e Sertão de Pernambuco – Nivaldo Almeida (presidente)

*Associação dos Lojistas do River Shopping – Fábio Lisandro Lima

*Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, informações e pesquisas de Pernambuco – Ítalo Mendes 

*Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina – Sérgio Lacerda (vice presidente)

*River Shopping- Welton de Assis Carvalho (Superintendente)

*Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)/ unidade Petrolina – Flávio Luiz Guimarães (diretor) 

*Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE)/unidade Regional do Sertão do São Francisco – Albanio  Venancio (diretor regional)

*Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina – Jailson Lira de Paiva (presidente)

Em nota conjunta, entidades lojistas de Petrolina manifestam apoio a reabertura do comércio

  1. Maria Maria disse:

    Parabéns, Petrolina, eliminação total do vírus; ninguém infectado, ninguém internato, Viva o novo normal.

  2. Alberto novais disse:

    Pois bem! Trabalho em uma unidade de saúde , que sempre estará aberta no horário das 7 as 17 hs de segunda a sexta feira .
    Que tal abrir o comércio e fechar as unidades de saúde , eu sou a favor que feche . Tá bom pra vocês comerciantes .

  3. Alberto novais disse:

    Caracas ! Detonou meus comentários .

  4. Paulo disse:

    Quem não trabalha não quer que outros trabalhem tipo.de.povinho que vive mamando no estado

    1. Lucas Fonseca disse:

      Que cara burro.

  5. Não era hora de reabrir disse:

    Uma sequência de erros de todos. Miguel e sua equipe erraram e continuam errando. Ninguém se baseia em estatísticas apenas no achismo. As estatísticas usadas ou são viesadas ou são inúteis. Como nossa situação é crítica, hoje a única coisa que importa é número de leitos de UTI. Temos leitos insuficientes para atender a demanda que cresce. Já estamos no limite da capacidade instalada. O hospital de campanha do Miguel é de pouca utilidade, não tem UTI, não tem respiradores. Como Miguel tem conseguido maquiar a situação para atender os comerciantes? Ele testa pouco. Tem dias que não faz nenhum teste, como feriados e domingos. E quando os testes atingem uma quantidade de casos, ele para de testar naquele dia. Vejam como o número de casos sempre fica em torno de 10, que é a média histórica. Aí o crescimento de casos aparece como linear e não exponencial. No fundo Miguel nunca acreditou no isolamento social, ele tem o mesmo perfil de pensamento do Bolsonaro. Além do mais, só pensa nas eleicoes. Contudo, como ainda estamos longe do pico de casos no Vale, a coisa ainda vai ficar muito feia em todo o vale do São Francisco. Quem puder, não saia de casa de forma alguma.

  6. Maria disse:

    Os comerciantes vão custear o tratamento dos funcionários que pegarem a doença? Porque eles não estão nem aí para a saúde dos outros. Agora, se vão custear, tem que ser nos hospitais privados viu?

  7. disse:

    Apesar que se for pra esses postin. Pega é mais doenças. Tenha dinheiro não. Pra ir para um particular.kkkkkkkkk

  8. JMSMont disse:

    Hipocrisia. Como na maioria das “notas oficiais”, esta se esmera em dizer exatamente o oposto da posição de quem a escreve.
    Que pensam que pensamos?

  9. Edpo disse:

    Os comerciantes estão em casa de boa, quem ta lá ralando com medo são os funcionários. Eles sim estão expostos a doença. Mas e dai? [risos]

    Lembrando que só a máscara não te salva, o vírus passa pelos olhos também.

  10. UM CRISTÃO disse:

    Que o vírus existe é fato. Que contagia é fato. Só pergunto o seguinte, por que nas outras Epidemias como Gripe Asiática, N1H1 e outras não houve isso? matam tanto quanto. Vejamos o que o disse o coca cola falso do João Dória, assisti a esse vídeo hoje, ele proprio falando,” -A VACINA para o CORONAVÍRUS está próxima, desde Agosto de 2019 que firmamos contrato com uma Gigante Chinesa para o desenvolvimento dessa vacina’. -Ué!!! esse vírus existe desde agosto de 2019? como é que pode? e desde agosto de 2019 o Dória já tina conhecimento disso e mesmo assim fez carnaval? mas, o que penso de toda essa polêmica do vírus.
    1-É uma doença plantada no mundo pelos governantes chineses
    2-O isolamento social é efetivo na diminuição de contágio? é sim, só que mais dia menos dia todos serão contaminados. Mas o maior propósito do isolamento é empobrecer os Países, para que a China assuma como a maior economia do mundo.
    3-No Brasil, as forças de oposição ao Governo, estão usando a doença para desestabilizar a governança
    4-As forças de oposição são: Presidentes da Câmara e Senado, Ministros do STF (não é a instituição), os partidos de esquerda, imprensa e OAB. O Governo só tem o Povo ao seu favor, e, diga-se de passagem, a maior força numa Democracia é o Povo.
    5-Os partidos de Esquerda s;ao: PT, PSDB, PSOL.PCDB,PSB e outros.
    6-A Imprensa e políticos de outros partidos são contra o Governo, porque ele acabou com a roubalheira, por isso estão inventando tudo para forçar o seu IMPEDIMENTO.
    7-O Governo mesmo contra a vontade, está se aproximando do Centrão e determinados políticos, para construir uma base no Congresso, com o intuito de postergar posições e medidas mais drásticas em curto prazo, mas vai ser inevitável o acionamento do Artigo 142 da Constituição. O Roberto Jeferson explica isso bem direitinho, aciona-se o Poder Moderador, substitui-se
    os Ministros do STF, todos nomeados por partidos políticos, e nomeia novos 11(onze) Ministros por Juizes Notáveis e tudo volta ao normal. Em assim procedendo, os processos dos políticos que estão no STF serão julgados, e muitos desses políticos saíram do Congresso direto para a Papuda.
    8-O Congresso livre dos políticos corruptos e o STF composto por juizes que lutaram para passarem em Concursos, verdadeiros juizes, então o País vai andar nos trilhos e poder prosperar.É um sonho, é, mas que é possível é.

    1. Defensor da liberdade disse:

      Robertão do Mensalão agora virou o paladino da moral e da justiça na boca dos bozoloides kkkkkkkkkkkk

      Cada dia uma vergonha diferente para os eleitores do Minto passarem.

  11. Petro disse:

    Responsabilidade agora é do Prefeito e MPF
    O Povo agora a propia sorte.
    Petrolineses juntos daremos o troco nas Urnas.

  12. Mané disse:

    UM CRISTÃO. BOZOLOIDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários