Durante encontro com prefeitas, vice-prefeitas e lideranças femininas de todo o Brasil, ontem (12), em Brasília (DF), a governadora Raquel Lyra destacou a importância de mais mulheres em espaços de poder e na participação das decisões do país. Na ocasião, a gestora também apresentou iniciativas do governo estadual voltadas para as pernambucanas, como o ‘Mães de Pernambuco’ e o ‘Morar Bem Pernambuco’. Promovido pelo Ministério das Mulheres (Mulheres), o Encontro Nacional de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais reuniu mulheres em torno de temas como o enfrentamento à violência, autonomia econômica e participação feminina na administração pública.
“Para quem não compreende a nossa forma de agir e pensar, é muito difícil conseguir lidar com mulheres ocupando espaços de poder. Mas a grande importância disso tudo é podermos trazer para estes locais a forma da mulher de ver o mundo”, destacou Raquel Lyra. Maior programa de enfrentamento ao déficit habitacional da história do Estado, o Morar Bem Pernambuco tem as mulheres como maioria das beneficiadas. Quase 67% dos beneficiários da modalidade Entrada Garantida, por exemplo, têm mulheres como chefes de famílias. Outras iniciativas do Governo do Estado direcionadas para a população feminina é o Mães de Pernambuco, programa de transferência de renda (R$ 300,00 por mês) voltado para pernambucanas em situação de vulnerabilidade social.
Há também ações como o ‘Bora Empreender Mulher,’ que tem como finalidade fomentar a formalização dos empreendimentos e ampliar o acesso aos serviços de apoio às empreendedoras. Além disso, existem os Centros de Qualificação Profissional da Mulher, com unidades do Recife, Caruaru e Igarassu, para que elas possam se qualificar, receber orientação profissional e ser encaminhadas para o mercado de trabalho.
Estiveram presentes no encontro as ministras Cida Gonçalves (Mulheres); Simone Tebet (Planejamento e Orçamento); Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos); Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania); Anielle Franco (Igualdade Racial); Sônia Guajajara (Povos Indígenas); a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; a deputada federal e coordenadora-geral dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara Federal, Benedita da Silva; além de prefeitas e vice-prefeitas de todo o Brasil.