Em coletiva, Bomfim destaca mais de 2 mil testes para coronavírus em profissionais da linha de frente e fala em intensificar ações

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro, o prefeito de Juazeiro (BA) Paulo Bomfim apresentou na manhã desta segunda-feira (8) um balanço do mapeamento do status imunológico referente ao novo coronavírus (Covid-19), iniciado no município na última semana. Os dados foram apresentados através de uma coletiva de imprensa realizada no gabinete do gestor. Até o momento, mais de 2 mil pessoas já foram testadas por meio do mapeamento, que está contemplando profissionais da linha de frente do combate à pandemia, entre eles policiais, guardas municipais, servidores da saúde e imprensa.

Durante a coletiva, entre outros dados, a secretária Fabíola Ribeiro apresentou números sobre a taxa de letalidade da Covid-19, coeficiente de incidência, bairros com maior número de infectados, número de casos identificados através da notificação e através do mapeamento imunológico, além de informar que atualmente a taxa de ocupação global de leitos disponíveis é de 32%.

Ela destacou que, das 2.198 pessoas testadas através desse mapeamento, 52 apresentaram resultado positivo e foram orientadas a seguirem para o isolamento. “Esses profissionais examinados estão assintomáticos e, com a testagem, conseguimos identificar quais estão positivos e afastá-los de seu ambiente de trabalho, evitando assim a propagação do vírus. Com a conclusão desta testagem inicial teremos uma noção geral da situação desses profissionais que estão atuando na linha de frente”, pontuou. A secretária ressaltou ainda que outras medidas de combate à Covid-19 continuam sendo intensificadas no município, entre elas a medição de temperatura com barreiras sanitárias em locais estratégicos da cidade, capacitação de profissionais e desinfecção de ruas.

Bomfim destacou a importância da realização do mapeamento entre as medidas de combate ao novo coronavírus em Juazeiro e frisou que os números de casos positivos divulgados no último boletim não têm relação com a abertura do comércio. “É importante fazer essa ressalva porque muitas pessoas podem associar esses dados à abertura do comércio, que foi iniciada há uma semana, mas esses dados são fruto do mapeamento que iniciamos. Esses profissionais já estavam nas ruas, atuando na linha de frente. Continuaremos com essa testagem porque consideramos que nesse momento ela é essencial para verificar a imunidade de nossa população”, afirmou.

Em relação à abertura gradual do comércio, que está em sua primeira fase, o prefeito afirmou que o Comitê de Enfrentamento à Pandemia tem feito avaliações constantes da situação atual do vírus na cidade. “Eu tenho o papel de proteger a população. As equipes de fiscalização estão nas ruas verificando se os decretos estão sendo cumpridos e se necessário seremos mais duros. A saúde da nossa população será sempre a prioridade”, completou.

Ações

O prefeito ainda anunciou durante a coletiva que as ações de combate à Covid-19 serão intensificadas nos próximos dias nos bairros e regiões onde apresentam os maiores números de casos positivos da doença. De acordo com ele, será realizada a desinfecção das ruas e montados pontos para realização de testes rápidos nestes locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome