Em Casa Nova, serviço de ultrassonografia passa a ser oferecido em Unidades Básicas de Saúde

0
Foto: Ascom PMCN/divulgação

Em Casa Nova, no norte da Bahia, a secretária municipal de Saúde Maria de Lourdes Santos anunciou ontem (29) que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana irão realizar ultrassonografias, descentralizando dessa forma o serviço, que era realizado no Centro de Saúde.

Já vem acontecendo há alguns dias em Casa Nova de forma experimental, e hoje é oficial. Descentralizamos o serviço de ultrassonografia para atender à população de cada unidade dos bairros. Havia uma reclamação, principalmente das gestantes, pois centralizávamos no Centro de Saúde (Sesp) e acontecia de gestantes de alguns bairros que, quando vinham agendar, já não tinha vaga e acabavam passando da data de realizar o ultrassom“, explicou. “Agora esse agendamento e a realização do exame são feitos na UBS, até porque cada enfermeira conhece sua gestante, sabe o mês de gravidez, vem acompanhando no pré-natal e o ultrassom é auxiliar para uma gestação segura“, completou.

No dia de ontem a ultrassonografia foi realizada na UBS da Vila Azul. As dezenas de pacientes foram atendidas pelo médico especialista Dante Silva Barros. Para cada UBS existe um calendário mensal com datas para agendamento.

A usuária para quem foi prescrita a ultrassonografia deve procurar sua unidade de bairro, com a guia, cartão do SUS e documento de identidade, para agendar o exame”, informou Maria de Lourdes. “Esta iniciativa elimina a possibilidade de atraso na realização do exame“, frisou. A secretária lembra que para a zona rural, neste início de ano, foram suspensos os mutirões nas localidades e os exames estão sendo agendados na secretaria e realizados no Hospital. “Mas por determinação do prefeito Wilker, já estamos estabelecendo um calendário e vamos retomar os mutirões no interior”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome