Em boa hora: Mutuários da extinta Cohab em Paulista e Igarassu recebem indenizações do seguro e se emocionam

por Carlos Britto // 02 de junho de 2021 às 16:39

Foto: Blog do Carlos Britto

PAULISTA (PE) – Dinheiro é sempre bem-vindo, ainda por cima quando a esperança de se contar com ele era mínima. Foi o que aconteceu com 77 mutuários da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Pernambuco (Cohab), neste município, e de mais 10 em Igarassu (PE) – ambos localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Após quatro anos de espera, eles conseguiram receber suas indenizações do seguro referentes a prejuízos estruturais que tiveram com seus imóveis obtidos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) nos anos 80. No Estado, a aquisição desses imóveis aconteceu pela antiga Cohab.

O ginásio municipal esportivo de Paulista foi o local escolhido para a entrega dos cheques referentes às indenizações dos mutuários da cidade. A cerimônia contou com a presença da vereadora de Petrolina Maria Elena (MDB), a qual recebeu o convite do vereador e vice-presidente da Câmara de Paulista, Antonio Camelo (PSB). Popularmente conhecido como ‘Camelo do Seguro’, ele encampou essa bandeira de luta numa época em que praticamente ninguém acreditava que obteria êxito. Já Elena, inspirada no colega de Legislativo, também está tomando essa iniciativa em Petrolina, pois há muitos moradores na mesma situação na cidade sertaneja.

A emoção de quem recebeu seu cheque estava estampada no rosto de cada mutuário em Paulista. É o caso do encarregado de produção Pedro Silva de Medeiros. Ao Blog, ele contou que já não tinha mais expectativas de receber o que tinha direito. “(Esse dinheiro) chegou em boa hora, porque estou com minha casa para ajeitar”, afirmou Medeiros, ao receber quase R$ 48 mil da indenização. A média paga dos processos ganhos a cada mutuário, aliás, gira em torno dos R$ 30 mil.

A dona de casa Simone da Silva também é uma das contempladas. Ela já havia sido indenizada, por meio de acordo, há 11 anos, no mesmo residencial onde morou Camelo do Seguro, porque o prédio foi interditado devido a rachaduras. Agora morando em residência, Simone conseguiu novamente outra indenização, também através de acordo. Segundo ela, a casa apresentava infiltrações e problemas no telhado. “É um dinheiro que vai servir para fazer os reparos da casa”, afirmou.

Foto: Blog do Carlos Britto

Femocohab-PE

O elo entre os mutuários e o escritório de advocacia responsável pela negociação das ações é a Federação das Associações de Moradores dos Núcleos da Cohab e Similares do Estado de Pernambuco (Femocohab-PE). Camelo, quando iniciou a luta dos moradores, era diretor da entidade e depois passou a presidente. Hoje, a Federação tem à frente Vânia Santos, a qual informou que o trabalho de assegurar os direitos dos mutuários em todo o Estado começou em 2001. Ela lembra que a grande maioria deles não sabia que poderia entrar com a ação de indenização, nem mesmo a própria Femocohab-PE, até uma tragédia ocorrida no final dos anos 90 em Olinda, quando um desabamento de dois prédios deixou alguns mortos.

Representantes do escritório, cuja sede fica em Santa Catarina, entraram em contato com Camelo do Seguro e Vânia, que à época ainda era diretora, para buscar as indenizações desses moradores por meio de um acordo. A partir de então, deu-se início a um árduo trabalho de mapear os mutuários. A Femocohab-PE, que atua também em processos referentes ao extinto Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, atua também em outros Estados. É o caso de Juazeiro, na Bahia, onde esse trabalho começou antes mesmo do que em Petrolina. De acordo com a atual presidente, o desafio ainda é grande porque ainda existem milhares de mutuários, em todo o Estado, para receber sua indenização. “Somente em Paulista acredito que haja mais de 50 mil pessoas”, estimou. Na próxima matéria da série, o Blog abordará o papel do vereador Camelo do Seguro nesse trabalho.

Por Antonio Carlos Miranda

Em boa hora: Mutuários da extinta Cohab em Paulista e Igarassu recebem indenizações do seguro e se emocionam

  1. Edilberto disse:

    Parece que não existe critério nenhum, aqui em Petrolina Cohab 1 Areia Branca (Sul América), já rola na justiça fazem treze anos, como informou o próprio, Femocohab, morreram vários beneficiários, já vai ser os dependentes os beneficiados. Deveriam pagar primeiro os mais antigos, se bem que todo mundo fica na expectativa e é um direito, esse de Paulista por exemplo tem só 4 anos. E com essa pandemia chegaria em boa hora.

  2. Aline Fernanda Soares disse:

    Eu coloquei meu filho com dependente, se eu morrer antes de receber, ele recebe? E tem que dividir c a irmã?! Eles já são de maiores

  3. Luciano sales disse:

    Meu pai ta no processo e ate agora nada verifiquei e diz que o processo esta suspenso

  4. renato.jaime@bol.com.br disse:

    Uma vergonha ter que se dispor a receber menos do que lhe é devido diante dessa grande movimentação de corruptíveis quando na verdade achamos que tínhamos patronos , diante da moralidade que aparenta os juízes nesses processos !.
    Mas Deus acima de tudo e de todos uma hora ou outra veremos quem é quem !.

  5. gustavo disse:

    E agora esta vetado novamente ,absurdo é um direito de receber o seguro da casa por direito ,parece que voçê esta sendo enganado .

  6. Severino Aprigio da Silva disse:

    O seguro e um direito do mutuário porque a casa que tem laje não tem direito a receber esse beneficio o seguro e para conserto da residência pois a casa caindo e o mutuário não poder reformar acredito que está havendo um equivoco . qual os ARTIGOS DO CODIGO CIVIL OU DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL QUE VEDA ESSE DIREITO.

  7. Renivaldo Gomes Damasceno disse:

    Moro em Jardim Maranguape conhecido como Maranguape zero estou aguardando esse seguro sair pra que eu possa ajeitar o meu apartamento e até agora nada mais tenho fé que logo logo eu vou ser abençoado com o recebimento do meu seguro

  8. Iran disse:

    Quando iniciei esse processo minha filha tinha 2 anos e hoje ele já vai fazer 15
    E até agora nada!
    A gente passa no fórum pra saber com anda o processo só sabem informar que e pra aguardar!
    A sentença e nada até agora!
    Gente com bem menos tempo que o meu já saiu !
    Isso e que não eu entendo!

  9. Sandra Oliveira disse:

    Meu apto é em Maranguape1
    E há anos me escrevi no mutirao que teve no Antigo Pagode da Conceição. Como fico sabendo em que pé está minha situação de receber esse seguro?
    Na época da inscrição fui informada para aguardar. Mas já fazem anos!! Você pode me orientar no que posso fazer para acompanhar o processo?

  10. Wanessa disse:

    Já nem espero mais por esse dinheiro , já faz mais de 13 anos

  11. Renivaldo gomes Damasceno disse:

    E ai vao pagar ou nao esse seguro voces tem dinheiros pra pagar todos de uma vez porque voces nao se pronuci quando sai esse bendito dinheiro do seguro

  12. IZAURA DO CARMO ALCOFORADO disse:

    O apartamento era da vó de minha filha, em Jardim Maranguape. A coitada faleceu já faz 3 anos. Morreu sem receber o que tinha direito. Até agora não temos informações sobre o pagamento do processo.

  13. margarida carmem costa lins disse:

    Margarida Carmem Costa Lins
    Não sei o que tá faltando pra o Exc.Sr
    Juiz assinar o pagamento do nosso grupo já que está tudo certo dependendo só dá sua assinatura . Tudo correto e no aguardo.
    Ansiosa , 75 a.

  14. Sabe o que falta ?? A morte depois que morrer paga, a justiça é cega e sem pressa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários