Eleições 2024: Interesse de jovens em votar pela 1ª vez volta a crescer

por Carlos Britto // 20 de março de 2024 às 12:30

Foto: TSE/divulgação

O interesse em exercer a democracia, desde cedo, vem aumentando entre a juventude brasileira. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor nos dois primeiros meses deste ano para estarem aptos a votar nas Eleições Municipais 2024. O estado do Tocantins lidera o ranking com o maior aumento de eleitoras e eleitores nessa faixa etária.

O voto para pessoas menores de 18 anos é facultativo no Brasil. Mesmo assim, o interesse dessa parcela da população em escolher seus representantes políticos voltou a crescer em 2024. Até o momento, o eleitorado de 16 e 17 anos no país é de mais de 1,2 milhão de jovens.

Vale lembrar que adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até a data do primeiro turno das eleições – que este ano ocorre em 6 de outubro – já podem solicitar a primeira via do título e garantir o pleno exercício da cidadania.

A poucos meses das eleições municipais, o TSE iniciou a Semana do Jovem Eleitor 2024. Até sexta-feira (22), a campanha quer estimular, nas redes sociais, jovens a tirar o primeiro título de eleitor e a participar da escolha dos representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pelos próximos quatro anos.

Com o slogan “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, a iniciativa une forças com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas para alcançar o público de 16 a 18 anos que ainda não solicitou o alistamento eleitoral.

Qualquer pessoa pode participar da ação. É só acessar os perfis do TSE no Instagram e no TikTok e compartilhar os materiais divulgados. Também é possível produzir conteúdo próprio falando da importância do voto e divulgar para os amigos e família. No story do Instagram, está disponível o filtro “Festival Primeiro Voto” para todos que têm conta nessa rede social. É só entrar na ferramenta e selecionar o recurso. Além da mobilização digital, a Justiça Eleitoral em todo o país fará ações especiais em escolas, com foco no público jovem.

Título eleitoral

Para solicitar a primeira via do título eleitoral, basta acessar o serviço online da Justiça Eleitoral e clicar no campo ‘Título Eleitoral’. O serviço está disponível até o dia 8 de maio, para quem tem biometria cadastrada. Quem não tem o cadastro biométrico deve fazer a solicitação até 8 de abril. As informações são do TSE.

Eleições 2024: Interesse de jovens em votar pela 1ª vez volta a crescer

  1. Luana disse:

    Eu só votaria em alguém se ele prometer torna o petismo crime dos mais graves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ciclo da extorsão isso sim, bebidas superfaturadas, espaços superfaturados, atrações superfaturadas, até o estacionamento custa os olhos da cara, numa…