Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Educação (Seduc) reuniu secretários escolares das redes municipal e privada de ensino com o objetivo de orientar os profissionais e ajustar os últimos detalhes para o Censo Escolar 2025. O encontro formativo foi realizado segunda-feira (2), no auditório da Seduc.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística da educação brasileira. Coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a importância do Censo para a política educacional do município. “Nesse momento reunimos todos os secretários das escolas municipais e privadas para orientar como deve ser feita a inserção dos dados no sistema do Censo e garantir que tudo aconteça de forma correta. Esse alerta é importante porque, caso haja falha na informação dos dados, o município pode perder recursos para a educação”.
Maria Carolina Nunes é secretária das Escolas Municipais Santa Terezinha e Rainha dos Anjos, em Maniçoba, e lembrou a necessidade da formação para orientar os profissionais. “Apesar de realizarmos o Censo todos os anos, sempre há uma mudança ou outra no formato e isso gera dúvidas. Essa formação foi de extrema importância para nos orientar e para entendermos como o processo vai acontecer”, avaliou. O sistema do Censo será aberto para a inserção dos dados a partir desta terça-feira (3). Em caso de dúvida, os secretários escolares devem procurar a Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), onde encontrarão uma equipe de suporte técnico.