E-book sobre relações de Trabalho de Assistência Social e a importância do curso na Facape será lançado hoje

1
Foto: Divulgação

Será lançado nesta quinta-feira (16) o e-book As Relações de Trabalho na Política de Assistência Social: o papel do curso de Serviço social da Facape na formação profissional do polo Petrolina (PE)/ Juazeiro (BA). O livro é fruto do mestrado realizado pela professora Maria Lúcia da Silva Souza (foto), coordenadora do curso de Serviço Social da Facape e assistente social do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, há quatro anos. A partir das 19h os interessados poderão acompanhar o evento através do link  meet.google.com/pqr-knxp-dwj

A ideia de lançar o ebook surgiu do mestrado em educação, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco, no Campus de Petrolina. Maria Lúcia explica que foi integrante do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco CNPq, onde os estudos desenvolvidos eram inseridos na linha “Práticas Interdisciplinares em Educação, Saúde e Ambiente”.  A partir dessas pesquisas centradas na análise do trabalho enquanto categoria fundante do Ser Social, e com participação dos alunos do 8º período do curso de Serviço Social da Facape, através do componente curricular “Oficina de Assistência Social e Política Municipal, semestre 2017.2”, o livro foi produzido.

O livro aborda diversas análises sobre o cotidiano profissional do assistente social e as transformações que vêm ocorrendo na sociabilidade do trabalho, com impacto na implementação das políticas sociais. O que a motivou a realizar a pesquisa foram as condições de trabalho desses profissinais, sob a visão capitalista. Segundo Maria Lúcia, no que se refere à assistência social enquanto política pública, o e-book discute o papel do Estado e sua relação entre capital e trabalho e o exercício profissional dos assistentes sociais.

“Os profissionais em Serviço Social atuam diretamente com os problemas sociais. E a Facape,  com um legado há mais de 40 anos, não poderia deixar de ofertar uma formação dessa natureza, que busca entender a sociedade a partir de uma totalidade”, destacou a autora.

Pós-Graduação 

A instituição oferta a Pós-Graduação em Políticas Públicas, que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos nesse maior espaço de atuação que é a política pública.  “Temos inserido os nossos alunos em projeto de pesquisa em parceria com a Univasf e Acari, no qual estaremos mapeando toda a rede de proteção a crianças e adolescentes no polo Petrolina (PE)  e Juazeiro (BA), bem como as maiores incidências de violações”, conclui Maria Lúcia.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns professora, conheço sua competência há 28 anos, sempre tem dado certo os seus projetos, a classe acadêmica e os profissionais do serviço social recebem um grande presente com este trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome