Dormentes: Prefeitura realiza testes rápidos do novo coronavírus no comércio local

0
Foto: Ascom PMD/divulgação

Após a realização de testes rápidos em todos os profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19) em Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, a prefeitura focará agora o comércio local. A ação pretende garantir a retomada responsável e segura das atividades econômicas do município e faz parte do Levantamento de Circulação da Covid-19 que nesta primeira etapa testará comerciantes e comerciários.

“É uma iniciativa fundamental para o diagnóstico da doença e, consequentemente, para o tratamento mais adequado. Até a próxima sexta-feira faremos a amostragem do comércio de produtos essenciais que estão funcionando durante a quarentena”, explicou a secretária de Saúde, Talita Mirele.

A testagem está sendo realizada no Hospital Nossa Senhora da Paz e segue a técnica de amostragem, com a testagem de cerca de 30% dos funcionários de cada empresa. “Essa amostragem é de uma importância muito grande, pois poderemos mapear a circulação do vírus em nossa cidade, diagnosticar pessoas que não têm os sintomas e, assim, impedir a propagação. Caso o teste seja positivo, faremos todos os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, como o isolamento do paciente e de pessoas próximas, higienização do local de trabalho e assim garantir o bloqueio do vírus“, detalhou a prefeita Josimara Cavalcanti.

Os comerciantes aprovaram a campanha. “É uma forma de garantir a segurança tanto dos trabalhadores quanto da população“, destacou Amanda Cavalcanti. Dona de farmácia, a comerciante conta que tem seguido todas as orientações da prefeitura. “Mesmo usando máscara, álcool em gel e controlando a circulação das pessoas, a gente fica com receio. Então, essa testagem vai ser ótima para todos nós“, concluiu.

Enfrentamento

A administração municipal segue realizando testagens em profissionais da saúde e pessoas do grupo de risco, além de outras ações de enfrentamento, como a compra de mais de 20 mil máscaras de proteção que estão sendo distribuídas gratuitamente em todo o município. A gestão realiza também a higienização diária de ruas centrais, além de blitzes educativas nas entradas da cidade – entre outras medidas de enfrentamento à Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome