Dormentes inaugura primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial

por Carlos Britto // 02 de junho de 2020 às 08:02

Foto: Ascom

Nesta segunda-feira (1º) foi inaugurada em Dormentes (PE), a primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial tipo 1 (CAPS 1) que vai acolher e atender pessoas com idade a partir dos 12 anos, com transtornos mentais e usuários químicos. A cidade de cerca de 18 mil habitantes.

Sem aglomeração, a prefeita Josimara Cavalcanti inaugurou a unidade durante cerimônia transmitida ao vivo em seu perfil no instagram. Ela falou sobre a importância do espaço neste momento de pandemia. “Nesse momento tão delicado, em que tanta gente precisa de acolhimento e atenção, estamos aqui abrindo o primeiro CAPS de Dormentes e reforçando as políticas de saúde pública para a nossa população. O Centro chega em um momento muito importante em que cuidar da saúde mental é mais do que necessário”, destacou Josimara. Estiveram presentes as secretárias Corrinha de Geomarco, da Assistência Social e Talita Mirele da Saúde.

O CAPS 1 está localizado no bairro Olímpio José, na sede do município e conta com equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, psiquiatra, orientadores, dentre outros. “O CAPS é mais um ponto de atenção estratégica da nossa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e vai atuar em conjunto com os demais equipamentos da rede de serviços do município. Vamos oferecer atendimentos individualizados e em grupos, oficinas terapêuticas, orientações e acolhimento das famílias ou cuidadores do nosso público alvo”, explicou a secretária de Saúde.

CAPS 1

O primeiro CAPS de Dormentes recebeu o nome de uma figura ilustre da cidade, Dona Hercília de Jesus Coelho, que faleceu no ano passado. Empreendedora piauiense, se mudou para Pernambuco em 1943 e foi uma das primeiras moradoras do município, onde teve 13 filhos. “Nossa família está muito honrada em receber essa homenagem”, agradeceu a vereadora Paizinha Coelho, filha D. Hercília.

Atendimento

Inicialmente, o CAPS vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, com atendimentos espontâneos e/ou encaminhamentos pelas Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal, respeitando sempre a segurança dos usuários e profissionais quanto às medidas de prevenção ao Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários