Distrito de Irrigação de Maniçoba orienta pequenos produtores na prevenção ao novo coronavírus no meio rural

0
Foto: Ascom

Muitos pequenos produtores assentados no Perímetro Irrigado de Maniçoba, zona rural de Juazeiro (BA), estão em período de colheita no campo e a produção não para, mesmo com o aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Estado.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) tem desenvolvido ações para atender às necessidades dos produtores. É o setor do Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM) que está mais próximo ao agricultor e, por essa razão, a equipe adotou medidas junto com a gerência executiva do Distrito para evitar o contágio do vírus no campo. O atendimento presencial foi suspenso temporariamente e só serão resolvidos casos emergenciais, mas quando forem solicitados pelo colono eles irão até a propriedade.

Durante as visitas nos lotes dos agricultores a Ater está repassando medidas como: lavar as mãos corretamente com água e sabão; evitar a proximidade dentro das plantações; não colocar a mão na boca, olho e nariz; higienizar as roupas usadas durante o trabalho, entre outras ações. Como a orientação é distanciamento social, a assistência está utilizando meios de comunicação, através de rádio comunitária, a Liberdade FM, para propagar informações sobre a prevenção do novo coronavírus. Outra alternativa é o aplicativo  WhatsApp, pelo qual a equipe mantém um grupo com agricultores e atualmente está aproveitando o espaço digital para intensificar  as medidas de prevenção.

Segundo o gerente executivo do DIM, Valter Matias, a preocupação da instituição é garantir o acesso a água aos produtores, assegurando que a produção de alimentos não seja afetada, e sobretudo sem colocar em risco a saúde e bem-estar do homem do campo.

Decreto

Após a  publicação do decreto nº 241/2020 pela Prefeitura de Juazeiro, informando que a cidade está em estado de emergência devido à pandemia do Covid-19, além dos casos de H1N1, o DIM vem adotando medidas para evitar o contágio sem comprometer o funcionamento da instituição. Como ação imediata, os colaboradores de cada setor receberam orientações de prevenção. As pessoas que fazem parte do grupo de risco, com idade acima dos 60 anos, foram liberadas temporariamente para o isolamento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome