Diminuição no número dos leitos causa falsa sensação de aumento de ocupação

por Denise Saturnino // 20 de outubro de 2021 às 16:33

Foto: Reprodução/Internet

Após Petrolina registrar um novo aumento no número de casos da Covid-19, na última segunda-feira (18), com 116 novos casos e nesta terça-feira (19), com 50 novos casos, o sinal de alerta acendeu em boa parte da população. No entanto, a Secretaria de Saúde ressaltou que o aumento nos casos se deve pelo aumento no número de testagem.

“Informamos que o município está intensificando a testagem de pessoas com sintomas e também a demanda espontânea nos pontos de maior circulação, como Praça Dom Malan, Bambuzinho, feiras livres e demais pontos. Quanto mais testa, mais descobrimos casos”, declarou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Em relação à taxa de ocupação de leitos de UTI, uma fonte do Blog alertou para a falsa sensação de aumento na ocupação, devido a diminuição de leitos. Segundo ele, com a redução na quantidade de leitos seria comum a taxa de ocupação subir. A observação foi confirmada por Marlene Leandro, que destacou para a manutenção da estabilidade na curva de casos graves.

“20% de ocupação representam cinco pessoas ocupando os leitos disponíveis, dois são pacientes de Petrolina e três de outras cidades da região. Se estivéssemos com o mesmo número de leitos de meses atrás, estaríamos com 7% de ocupação”, destacou, alertando para a que a população não relaxe nos cuidados mesmo assim.

A secretária também atribuiu a redução de casos graves à vacinação em massa. Segundo ela, 62% da população alvo já estão com o esquema vacinal completo no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *